Gastronomia Típica - Broa de Avintes

Vila Nova de Gaia
Descrição / Comodidades
Da Terra se extrai o milho e o centeio que os moinhos transformam em farinha e com ela se confecciona a broa de Avintes De forma oval, salpicada de farinha pelas mãos ágeis das padeiras, a broa de Avintes assumiu uma extraordinária importância na gastronomia gaiense.

"Concebida numa mistura bem doseada de farinha de milho e de centeio, que continua a ser moída de forma hidráulica para não perder as suas qualidades naturais, mais um pequeno toque no fermento e um segredo guardado a sete chaves de geração em geração, ela mergulha num sono profundo sob alvo pano. Depois, o seu corpo moreno é depositado em cima de fresca folha couve a lembrar a suavidade de um lençol de linho e noite de estio. Mergulha de seguida na escuridão do forno previamente aquecido a lenha e aí se conserva num longo período de quase cinco horas, indiferente ao calor que lhe enrijece o corpo e lhe purifica o paladar. Por fim, volta ao ar livre, exalando um odor tão rico e tão penetrante de fazer crescer água na boca. Pegada por mãos femininas que, tal como as mães, o fazem de forma carinhosa como se de um filho se tratasse, ela é depositada nas canastras típicas para iniciara o seu percurso de comercialização."

Texto : Senhor Costa Gomes – Chanceler da Confraria da Broa de Avintes
Morada: Avintes - Vila Nova de Gaia
Para Além do Sol - PLANETÁRIO DIGITAL IMERSIVO

Para Além do Sol - PLANETÁRIO DIGITAL IMERSIVO

04 a 25 Jan 2020
SINOPSE:Já é noite, mas Celeste está no seu quarto com dificuldades em adormecer. Lutando contra...
Cineclube de Amarante - janeiro

Cineclube de Amarante - janeiro

10 a 31 Jan 2020
Programação do Cineclube de Amarante para janeiro.

Gastronomia do Porto

A gastronomia do Porto é um espelho da sua riqueza cultural. São várias as histórias associadas, várias as lendas contadas de geração em geração e que hoje...

Maria Chocolate - Chocolates Artesanais

Fábrica de Chocolates artesanais.Showroom Degustação Workshop.
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação