Parque da Ponte do Carro

Matosinhos
Descrição
O Parque da Ponte do Carro foi instalado sobre um troço encaixado do vale do rio Leça, ocupando prioritariamente a margem direita sendo que sobre a margem esquerda passa a uma cota muito elevada o caminho-de-ferro (Porto de Leixões/Ermesinde).
O Parque foi construído numa zona de terreno bastante acidentado, essencialmente florestal, na envolvente de uma ponte medieval sobre o Rio Leça. É constituído por um conjunto de pequenas plataformas interligadas por percursos pedonais. Os percursos ao longo do rio e são acompanhados de espaços relvados e equipados com mesas e bancos e equipamentos de diversão infantil. O núcleo edificado aqui existente revela uma forte associação à vida ribeirinha, existindo nomeadamente moinhos.

Este parque tem também uma ligação íntima à Quinta de Santa Cruz do Bispo, assim como ao Monte de São Brás.

Fauna e Flora
Vasta área de campos agrícolas e um carvalhal de Quercus robur, de árvores centenárias. O caminho é ladeado por vários castanheiros-da-índia (Aesculus hippocastanum).
O parque foi construído em terreno bastante acidentado, essencialmente florestal, sobre afloramentos graníticos. Em ambas as encostas prevalecem eucaliptos (Eucalyptus globulus), mimosas e austrálias (Acacia dealbata e Acacia melanoxylon). Surgem também  pinheiros-bravos (Pinus pinaster) e carvalho-alvarinho (Quercus robur).
Ao longo dos passeios é possível contemplar várias espécies como o padreiro (Acer pseudoplatanus), diferentes espécies de carvalhos (Quercus robur e Quercus rubra), laranjeiras (Citrus sinensis), sabugueiros (Sambucus nigra), entre outras. é visivel a vegetação tipicamente ripícola que acompanha o rio Leça, constituída essencialmente por amieiros (Alnus glutinosa) e por freixos (Fraxinus angustifolia).
A montante da Ponte do Carro, junto do moinho, está presente vegetação higronitrófila, dominada por plantas herbáceas dos géneros Amaranthus, Atriplex, Bidens, Chenopodium, Polygonum, e Ranunculus; algumas árvores de fruto, como a figueira (Ficus carica), a nespereira-do-japão (Eribothrya japonica) e a laranjeira (Citrus sinensis). Carvalho-alvarinho (Q. robur); e algumas espécies de mata ribeirinha, designadamente, o amieiro (Alnus glutinosaI), o ulmeiro (Ulmus procera) e o freixo (Fraxinus angustifolia) foram repostas aquando da intervenção por parte da Câmara Municipal de Matosinhos num projecto de limpeza do rio Leça. Nestas margens também foram plantados alguns Acer pseodoplatanus e exemplares de Sambucus nigra.

Equipamentos
Ponte Medieval ("Ponte do Carro"); Moínhos, núcleo edificado
Percursos pedonais, espaços relvados, zonas de descanso/ parques de merendas; parque infantil.

Estacionamento gratuíto na envolvente do espaço
Autocarros STCP 508 e Resende 119

Rua da Ponte do Carro, 4455 Santa Cruz do Bispo, Matosinhos

Tel. 229390900 (Câmara Municipal de Matosinhos)/ 223 219 669 (Centro Cívico de Custóias)


Local: Matosinhos
Holiday Inn Express Porto Exponor

Holiday Inn Express Porto Exponor

Situado a 100 metros da Exponor (Feira Internacional do Porto) e a poucos minutos do Aeroporto...
Mais informação
Bruno's Beach House

Bruno's Beach House

Espaçoso e cheio de luz, este apartamento encontra-se num edifício moderno, numa das melhores...
Mais informação
O Carlos

O Carlos

Situado a 2 minutos do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e de acesso fácil às cidades do Porto e...
Mais informação
Micas Casa Campos

Micas Casa Campos

Especialidade: Bacalhau assado na brasa, Polvo à lagareiro, Cozido à Portuguesa, Arroz de...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação