Rio Sabor e Rio Douro

Torre de Moncorvo
Descrição

RIO SABOR

Torre de Moncorvo acolhe o rio Sabor no seu troço terminal, constituindo o seu vale fonte de riqueza para as populações de Souto da Velha, Felgar, Larinho, Torre de Moncorvo, Cabeça Boa, Horta da Vilariça, Cardanha e Adeganha durante longas gerações.

A riqueza e a diversidade biológica é excecional.

A flora é marcada pela presença de culturas humanizadas como a oliveira e amendoeira, inúmeras espécies arbustivas de que se destaca a azinheira (quercus rotundifolia), a esteva, a giesta, a urze, o zimbro, a cornalheira, mas também diversas espécies arbóreas características desta região como o carvalho cerquinho, o amieiro, o choupo, o salgueiros, o freixos e o lodão.

Quanto à fauna devemos referir as diferentes espécies de aves, sendo as mais importantes as rupícolas – Grifo, Abutre do Egipto, Águia-real, Águia de Bonelli, Falcão Peregrino, Corvo, Gralha-de-bico-vermelho e Bufo real – sendo igualmente muito relevantes a Pega-azul, o Chasco-preto, o Melro das rochas, a Cegonha preta, a Garça-real, entre várias espécies de patos e mergulhões. Entre os mamíferos temos o Lobo, a Raposa, o Texugo, a Fuinha, o Corço, o Javali, a Lontra, o Coelho, a Lebre, e várias espécies de morcegos. Deve-se ainda referir os peixes - barbo, boga, escalo, enguia, carpa, achigã, lúcio, a perca, os pimpões, entre outros que infelizmente já desapareceram devido às grandes barragens do Douro (como a lampreia e o solho-rei ou esturjão) – além de répteis – cobras de água, cobra rateira, cobra de ferradura, víbora, cágados – e anfíbios – sapos, rãs ou salamandras.

Com a construção do empreendimento hidroelétrico do Baixo Sabor, o habitat poderá sofrer algumas transformações, porém irão surgir condições para se manterem a maioria das espécies existentes, e a riqueza paisagística será igualmente de enorme beleza, pelos grandes lagos entretanto formados.

RIO DOURO

O concelho de Torre de Moncorvo é abrangido numa grande extensão pelo vale do Rio Douro. O território, incluído pela Região Demarcada do Douro e área classificada como Património da Humanidade, pela UNESCO, possui uma paisagem cultural viva, obra combinada do Homem e da natureza. Assim, se a cultura dominante no vale é a vinha, que gera o precioso néctar - vinhos do Porto e do Douro – e deslumbra os sentidos, não devemos esquecer as grandes plantações do olival e do amendoal, que no final do inverno cativam os turistas com a beleza da sua flor. Há ainda a referir uma grande variedade de espécies botânicas – carrasco ( quercus coccifera ) azinheira (quercus rotundifolia), a esteva, a giesta, a urze, o zimbro, o carvalho cerquinho, a cornalheira, o lodão ou o freixo. Quanto à fauna devemos referir as diferentes espécies de aves, sendo as mais importantes as rupícolas – Grifo, Abutre do Egipto, Águia-real, Águia de Bonelli, Falcão Peregrino, Corvo, Gralha-de-bico-vermelho e Bufo real – sendo igualmente muito relevantes a Pega-azul, o Chasco-preto, o Melro das rochas, a Cegonha preta, a Garça-real, entre várias espécies de patos e mergulhões. Entre os mamíferos temos o Lobo, a Raposa, o Texugo, a Fuinha, o Corço, o Javali, o Coelho, a Lebre, a Lontra e várias espécies de morcegos.

Todo este enquadramento são motivos de sobra para visitar as freguesias de Lousa, Cabeça Boa, Torre de Moncorvo, Açoreira, Urros e Peredo dos Castelhanos.





Local: Torre de Moncorvo
Olhares do Douro

Olhares do Douro

A unidade de agroturismo "Olhares do Douro" situa-se na margem direita do rio douro, na única...
Mais informação
Casa da Avó

Casa da Avó

Refeições com pratos típicos da região, doçaria tradicional, vinhos da região. Ambiente...
Mais informação
Restaurante “Beira Rio” – Foz do Sabor

Restaurante “Beira Rio” – Foz do Sabor

Especialidades:Migas de peixe; Peixe do rio (grelhado, frito e assado) e Enguias.
Mais informação
Restaurante “ O Lameirinho” – Cabanas de Baixo

Restaurante “ O Lameirinho” – Cabanas de Baixo

Especialidades:Migas de peixe; Peixe do rio (grelhado, frito e assado) e Enguias.
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação