Bienal Internacional de Arte Jovem

Vila Verde
Descrição
Em 1999, a Câmara Municipal de Vila Verde, em conjunto com a Delegação Regional de Braga do Instituto Português da Juventude e a Associação d’Arte, organizaram a Primeira Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, onde podiam participar todos os jovens artistas com idade inferior a 30 anos, a completar nesse mesmo ano.
Desde então (já se realizaram seis certames), a Bienal tem vindo a crescer com uma importante participação de jovens artistas portugueses e estrangeiros. Com este evento, Vila Verde dá nota de uma grande dinâmica no domínio cultural representando o concurso e a exposição uma rara oportunidade para os jovens que se lançam nos difíceis trilhos das artes plásticas.
A Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde tem vindo alargar a sua presença a outros espaços, a outras esferas do mundo da arte e a alcançar novos voos. A arte digital, por exemplo, começa a ocupar um lugar de destaque e terá desenvolvimentos com a construção da futura Casa do Conhecimento de Vila Verde.
Através da iniciativa “Bienal nas Escolas” pretende-se, também, promover junto das crianças e dos jovens, uma verdadeira educação para a sensibilidade artística num trabalho a realizar-se entre a escola, as instituições culturais e os artistas convidados em contexto escolar e cultural.
Desta forma, as instituições culturais tornam-se parceiras privilegiadas para o desenvolvimento de projectos pedagógicos, pois, o desenvolvimento da sensibilidade artística e a educação do sentido crítico para as diferentes manifestações culturais devem ser trabalhadas não apenas no contexto escolar formal. A Bienal nas Escolas é um espaço propício à criação de um ambiente informal de aprendizagens, onde o lúdico e a educação não formal sejam os factores dominantes do processo de ensino/aprendizagem.
Desta forma, crê-se que criação de hábitos culturais da comunidade será muito mais dinâmica com a partilha de experiências entre os artistas e os públicos, com a possibilidade das pessoas poderem experimentar, sentir e participar nas suas próprias práticas culturais, e isto faz-se através de uma necessária e estimulante pedagogia para a cultura, perspectivando-se, também, o alargamento do projecto “Bienal na Escola” a outros espaços de ensino de outros concelhos, o envolvimento de outros artistas e a consolidação da sua presença nacional e internacional.

Local: Vila Verde
Hotel Bracara Augusta ****

Hotel Bracara Augusta ****

O Hotel Bracara Augusta oferece acomodações modernas, cozinha local no seu restaurante e um...
Mais informação
Hotel Vila Luena***

Hotel Vila Luena***

Esta empresa está aliada a uma filosofia de vida – “coisas de comer”. Teve início com a...
Mais informação
Padaria e Pastelaria Pedro

Padaria e Pastelaria Pedro

Especialidades: Bolos de cenoura, Queijadas de Ananás, Tarte de frutas, Pastéis de Nata,...
Mais informação
Damabrigo Bar

Damabrigo Bar

Conhecido entre os clientes habituais como "o Bar do Bé", aberto desde 1993, é um dos bares mais...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação