Bienal Internacional de Arte Jovem

Vila Verde
Descrição
Em 1999, a Câmara Municipal de Vila Verde, em conjunto com a Delegação Regional de Braga do Instituto Português da Juventude e a Associação d’Arte, organizaram a Primeira Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, onde podiam participar todos os jovens artistas com idade inferior a 30 anos, a completar nesse mesmo ano.
Desde então (já se realizaram seis certames), a Bienal tem vindo a crescer com uma importante participação de jovens artistas portugueses e estrangeiros. Com este evento, Vila Verde dá nota de uma grande dinâmica no domínio cultural representando o concurso e a exposição uma rara oportunidade para os jovens que se lançam nos difíceis trilhos das artes plásticas.
A Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde tem vindo alargar a sua presença a outros espaços, a outras esferas do mundo da arte e a alcançar novos voos. A arte digital, por exemplo, começa a ocupar um lugar de destaque e terá desenvolvimentos com a construção da futura Casa do Conhecimento de Vila Verde.
Através da iniciativa “Bienal nas Escolas” pretende-se, também, promover junto das crianças e dos jovens, uma verdadeira educação para a sensibilidade artística num trabalho a realizar-se entre a escola, as instituições culturais e os artistas convidados em contexto escolar e cultural.
Desta forma, as instituições culturais tornam-se parceiras privilegiadas para o desenvolvimento de projectos pedagógicos, pois, o desenvolvimento da sensibilidade artística e a educação do sentido crítico para as diferentes manifestações culturais devem ser trabalhadas não apenas no contexto escolar formal. A Bienal nas Escolas é um espaço propício à criação de um ambiente informal de aprendizagens, onde o lúdico e a educação não formal sejam os factores dominantes do processo de ensino/aprendizagem.
Desta forma, crê-se que criação de hábitos culturais da comunidade será muito mais dinâmica com a partilha de experiências entre os artistas e os públicos, com a possibilidade das pessoas poderem experimentar, sentir e participar nas suas próprias práticas culturais, e isto faz-se através de uma necessária e estimulante pedagogia para a cultura, perspectivando-se, também, o alargamento do projecto “Bienal na Escola” a outros espaços de ensino de outros concelhos, o envolvimento de outros artistas e a consolidação da sua presença nacional e internacional.

Local: Vila Verde
Quinta de Santa Baía

Quinta de Santa Baía

A Casa da Quinta de Santa Baía, constitui um assento de lavoura duma exploração agrícola onde...
Mais informação
Hotel Vila Luena***

Hotel Vila Luena***

Esta empresa está aliada a uma filosofia de vida – “coisas de comer”. Teve início com a...
Mais informação
Chocolate com Pimenta

Chocolate com Pimenta

Não há doçura maior que a transmitida por um olhar, a palavra ideal, no momento certo. Na...
Mais informação
Terminal Coimbra

Terminal Coimbra

O Terminal Coimbra reflete um novo conceito de hamburgueria. Inaugurada em novembro de 2014,...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação