Azenhas do Rio Homem

Vila Verde
Descrição / Comodidades
Situadas na margem direita do rio Homem, junto à Ponte Romana que no lugar de Germel da freguesia de Ponte São Vicente, liga o concelho de Vila Verde ao concelho de Amares, surgem as Azenhas do Rio Homem, de onde se avista o Gerês. Harmoniosamente integradas na paisagem natural, envoltas no verde das suas árvores centenárias, banhadas pelas águas cristalinas do Rio Homem, servidas pela afabilidade da gente minhota, as Azenhas do rio Homem são um convite permanente a (re)descobrir os ciclos da natureza, a tranquilidade da vila rural, enfim, o retorno ao essencial. As Azenhas do Rio Homem "nasceram" em finais do século XVI, tendo sido reconhecidas em 1756, propriedade do Visconde de Carcavelos, vieram a ser herdadas pelo seu neto Luís Francisco C.C. Azevedo Soares, tendo sido este que, em 1974, as vendeu ao filho do último caseiro e moleiro, António Freitas de Sousa. Por volta de meados da década de 90 começaram os trabalhos de conservação, recuperação e reconstrução de todo o património edificado, para, em Outubro de 2000, abrir as suas portas ao público convertido em espaço de Turismo Rural. As Azenhas do Rio Homem são um conjunto arquitectónico formado por vários núcleos perfeitamente interligados: a casa dos proprietários, a azenha mais antiga, o engenho da serra e a casa do moleiro, a azenha "nova" e as cortes dos animais. A casa dos proprietários, sólida e pitoresca foi deliciosamente adaptada ao conforto moderno sendo constituída por cinco quartos com casa de banho privativa, área de lazer e cozinha. Quanto à azenha "nova", de raiz bem arquitectada, foi toda recuperada encontrando-se em plena actividade. A azenha mais antiga, mais próxima da Ponte Romana, não teve vida fácil, pois a primeira edificação em pedra solta e arquitectura tosca, durante uma tempestade, foi arrastada com o seu moleiro pelas águas do rio Homem. Mandada reconstruir vieram a juntar-se-lhe o engenho de serra e a casa do moleiro. Actualmente, encontra-se conservada a ruína desta azenha e requalificado o engenho de serra bem como a casa do moleiro que deram origem a três quartos com casas de banho privativas e áreas de lazer. Para além do alojamento, nas Azenhas do Rio Homem o encontro com a natureza e com o património construído torna o descanso numa aventura saudável e culturalmente enriquecedora, a que se alia a prática desportiva, razão pela qual foi construído um court de ténis.
As azenhas podem ser utilizadas no sistema de aluguer por quarto com ou sem pequeno almoço, ou no sistema de aluguer de casa completa.

Outros serviços:
10 quartos, Aquecimento central, Ar condicionado, Sala de TV, Sala de leitura, Sala de jogos, Court de ténis coberto, Área reservada para não fumadores, Serviço de bar e piano bar, Efectua câmbios, Garagem coberta, Serviço de pequeno-almoço, Internet, Baby sitting, Ar condicionado no quarto, Telefone no quarto, Televisão no quarto, Acesso autocarro, Acesso táxi, Acesso automóvel, Aceita cartões de crédito, Sala de conferências, Acessibilidade de deficientes motores.

Preço indicativo: 40-50€
Morada: Lugar de Germel-4730-400-PONTE S. VICENTE
E-mail: fernandotorresrest@hotmail.com
Telefone: 253361619 | 91471127
Dia Mundial da Criança

Dia Mundial da Criança

02 Jun 2019
Dia Mundial da CriançaComplexo de Lazer de Vila Verde2 de junho 201914h30 às 18h00Atividades-...
A Bienal na Escola - 7ª Edição

A Bienal na Escola - 7ª Edição

26 Mar a 31 Mai 2019
Workshops(Participação especial Luís Coquenão e Rafael Ibarra)26.03 10h00 - Escola Secundária de...
Restaurante Correia

Restaurante Correia

The restaurant "Correia" is located 500 meters distant from Caldelas Spa, and 28 minutes from...
Mais informação
Chocolate com Pimenta

Chocolate com Pimenta

Não há doçura maior que a transmitida por um olhar, a palavra ideal, no momento certo. Na...
Mais informação

Miradouro Penedo do Rebolão (Bouro Santa Marta)

Miradouro situado na encosta do monte de Santa Marta. Oferece uma vista panorâmica sobre o vale do Cávado e a serra do Gerês. No cimo do miradouro, fica uma...

Zona ribeirinha da Malheira

Se deseja absorver verdadeiramente o esplendor da natureza e sentir o ar livre, há apenas uma coisa que terá de fazer: conhecer as zonas ribeirinhas do...
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação