Trilho Celta

Vila Nova de Cerveira
Descrição

O “Trilho Celta” é um percurso denominado de Pequena Rota (PR), sendo o 11º percurso homologado e registado da região Norte (11N). Este percurso realiza-se nas fraldas da Serra da Gávea e envolve apenas duas povoações: a vila de Cerveira e a aldeia de Lovelhe. Partindo do Posto de Turismo de Vila Nova de Cerveira, tomamos a rua que nos conduz ao centro histórico deste velho burgo piscatório. Uma vez visitados os inúmeros monumentos e após percorrermos algumas das suas típicas ruas, contornamos pelo exterior a muralha da fortaleza medieval, onde atualmente se encontra o Castelo de Cerveira. Passados alguns metros, desembocamos junto do Rio Minho para caminharmos até ao Forte de Lovelhe. Depois de visitarmos o forte seiscentista e as ruínas de uma antiga “villa romana”, talvez a antiga Lobélli que dera o nome à freguesia cerveirense de Lovelhe, passamos a ponte sobre a Estrada N13 e seguimos caminho pela estrada que nos conduz ao interior daquela freguesia. Seguindo o caminho empedrado e após algum tempo, damos com uma fonte, onde nos poderemos refrescar e deliciar-nos com as suas águas, às quais a população atribui-lhes propriedades medicinais. Daí, do sopé do monte, tomamos o caminho de terra que pouco-a-pouco nos conduzirá ao cume. Para alcançar este, poderemos seguir o antigo e ainda em uso, rego de pedra ou então, continuar pelo estradão até à ermida da Srª da Encarnação. Desde aqui, poderemos apreciar uma deslumbrante vista panorâmica e visitar a escassos metros o cume – o Alto do Crasto que ostenta, nos seus 315 metros de altitude, o símbolo de Cerveira, o Cervo ou Veado. Para tal visita, basta seguir um trilho, numa curta ascensão por entre rochedos. Também neste local encontra-se uma zona equipada para a prática de escalada desportiva.

Como outra opção, podemos visitar as gravuras rupestres, bastando sair do recinto da ermida. Uma vez visitado o local, seguimos o rego de pedra que sai da fonte para descermos por entre acácias por um velho caminho denominado “as Escadinhas” e que nos conduzirá à Atalaia. Daqui, continuamos a descer por entre uma densa floresta de eucaliptos e pinheiros que vai pouco-a-pouco dando lugar a acácias, para sairmos no lugar do Outeiro da Forca. Daí rapidamente, descemos pelo velho e medieval lugar de Cortes para irmos de encontro ao local onde teve início o percurso.



Motivos de Interesse:
Fortaleza de D. Dinis, Forte de Lovelhe, Miradouro da Srª da Encarnação, Alto do Crastro, Zona de Escalada, Gravuras Rupestres, Atalaia e Outeiro da Forca.

Distância: 8 Km

Duração (horas - aproximada): 3h30m

Tipo de Piso: Asfalto – Empedrado – Carreteiro – Caminho Florestal

Grau de Dificuldade: Fácil / Moderado

Local de Partida: Junto à Loja Interativa de Turismo de Cerveira

Local: Vila Nova de Cerveira
Quinta de S. Roque

Quinta de S. Roque

A Quinta de S. Roque, com origem no séc. XVIII, possui o encanto arquitectónico das casas de...
Mais informação
Boega Hotel

Boega Hotel

Entrar no Boega Hotel, em Vila Nova de Cerveira, é entrar num mundo diferente onde a...
Mais informação
Marinelo

Marinelo

Cozinha Regional Especialidades Peixe:Bacalhau à Casa Carne: Vitela no Forno Doces: Leite...
Mais informação
Restaurante Abrigo do Taboão

Restaurante Abrigo do Taboão

Sexta das 07:30 às 22:00. Sábado das 12:30 às 15:00 e das 19:30 às 22:00. Domingo das 12:30 às...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação