Teatro Cinema de Fafe

Fafe
Descrição
O Teatro Cinema, integralmente recuperado, é um dos principais motivos de interesse arquitetónico da cidade de Fafe, constituindo para a época da sua edificação, 1923, um importante marco cultural, tendo sido considerado um dos melhores teatros do norte do País, sendo palco de vários espetáculos, até ao encerramento em 1981.
A sua fachada, de decoração invulgar e certamente única na região, é de belíssimo recorte. Pintada em tom rosa e com desenhos de cupidos alados, como a que simbolizar o amor às artes, a fachada tem a data de 1923, abaixo da designação “Teatro-Cinema”, que se refere ao acabamento das obras, e não à sua abertura, registada no ano seguinte.
Esta obra marca o fim das iniciativas dos “brasileiros” de Fafe e dos seus descendentes, fechando o ciclo da emigração para o Brasil, terra de rápido enriquecimento. A arquitetura do interior é em forma de ferradura, com um teto abobadado e decorado com motivos pictóricos alusivos a músicos famosos, além da figuração do firmamento.
Adquirido pela Câmara Municipal 20 anos depois, reabriu em 2009, como sala de espetáculos com uma programação diversificada e pensado unicamente para regozijo dos munícipes, tendo capacidade para 305 pessoas.

Visitas por marcação




Local: Fafe
Vila Baixa Alojamento Local

Vila Baixa Alojamento Local

O Vila Baixa, é a combinação perfeita de funcionalidade e conforto no centro histórico da...
Mais informação
Hotel D. João IV**

Hotel D. João IV**

Situado junto à Estação de Caminhos de Ferro, a cinco minutos da Auto-Estrada e a cinco minutos...
Mais informação
Feira Velha

Feira Velha

O Feira Velha é um restaurante tradicional com cozinha regional minhota. Ao longo dos anos o...
Mais informação
Central

Central

O Restaurante Central, conhecido por muitos por Matazana, abriu as suas portas à 25 anos. É um...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação