Relógio RIJOMAX

Tabuaço
Descrição
“O homem sonha a obra nasce”. Sonhado e construído por Amândio José Ribeiro, nome que deu origem á designação Rijomax, em Tabuaço, é o relógio mais completo do mundo. É uma obra misteriosa, o mundo dentro de um relógio.

Um relógio com capacidade para desenvolver 34 funções através dos seus mais de 16.000 algarismos e letras. Marca segundos, horas, dias, semanas, meses e anos, estações e trimestres, anos bissextos, fases da lua e anos lunares, solstícios e equinócios e muito mais.

Um relógio que pode funcionar durante milhares de anos com margens de erro mínimas, que só não prevê o futuro, foi obra para demorar mais de 28 anos, e é tão completo que está programado para corrigir a diferença horária existente entre o calendário gregoriano em uso no Mundo Ocidental e o tempo solar. No relógio mais completo do mundo não poderia faltar o acerto da hora para os vários pontos do globo. Foram mais de 16.000 horas entre 1945 até 1973 em volta do sol, lua, estrelas e muito mais para nascer esta obra.

De salientar que todo o conhecimento para a sua confecção foram adquiridos através de livros e da observação directa, sendo que todo o relógio foi construído através do uso de material rudimentar, com recortes de jornais e revistas entre outros.



Local: Tabuaço
CASA DA LURDINHAS

CASA DA LURDINHAS

Registo nº 98716/ALA Casa da Lurdinhas dispõe de duas habitações totalmente reabilitadas e...
Mais informação
Casa do Brasão

Casa do Brasão

RNAL Nº 46627/ALSituada na vila de Tabuaço, a Casa do Brasão é uma mansão do séc. XVII, dispõe...
Mais informação
Restaurante "O Cantinho da Avenida"

Restaurante "O Cantinho da Avenida"

Este restaurante abriu em janeiro de 2018 com nova gerência na vila de Tabuaço, na Avenida...
Mais informação
Restaurante "5120 Taberna"

Restaurante "5120 Taberna"

A "Taberna 5120" é um restaurante típico da região pequenas dimensões, localizado no Largo 5 de...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação