PIAS DO SERLEI (GEOSSÍTIO 12)

Arouca
Descrição
Nos topos mais elevados dos relevos residuais graníticos da Serra da Freita ocorrem, com frequência, numerosas formas alveolares na sua superfície, designadas pias ou gnomas. O geossítio Pias do Serlei situa-se sobre uma área onde ocorrem diversos blocos graníticos, alguns deles com formas curiosas, que apresentam inúmeras pias. Será, provavelmente, a região da Serra da Freita onde encontramos o maior número de pias, com diferentes graus de desenvolvimento concentradas numa só área.

Entende-se por pias pequenas depressões subcirculares a elípticas que podem, no entanto, apresentar formas mais complexas devidas à coalescência de pias individuais. Possuem um diâmetro variável, entre cerca de 30 centímetros e 1 metro, neste último caso quando ocorre a coalescência.

No geossítio Pias do Serlei ocorrem numerosos blocos graníticos onde estão presentes múltiplas pias, com diferentes graus de desenvolvimento permitindo a análise das diferentes etapas da sua evolução.


Local: Arouca
Quinta do Pomarinho

Quinta do Pomarinho

Casa reconstruída em 2001, localizada em Romariz, na freguesia do Burgo, a 700m do centro de...
Mais informação
Vista Freita

Vista Freita

RNAL Registo nº 45941/ALVistaFreita é uma guest-house localizada em Arouca, mais precisamente,...
Mais informação
Restaurante Paiva à Vista

Restaurante Paiva à Vista

O preço médio por refeição é de 10?. As especialidades são, vitela assada, bife de Alvarenga e...
Mais informação
Casa no Campo

Casa no Campo

Tem capacidade para 70 pessoas e o preço médio é de 14?. As especialidades são, rojões com...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação