Descrição geral
Percurso circular com partida e chegada num dos seguintes pontos: Carvalhal de Valinhas; Pereiras; Capela do Monte Padrão. Este percurso entronca com o “PR 2 ST – Padrão” junto da Quinta de Linhares.
Monte Padrão:
O Monte Padrão situa-se na margem esquerda do Rio Ave, na Freguesia de Monte Córdova, a poucos quilómetros a Sudeste da Cidade de Santo Tirso. Classificado como Monumento Nacional desde de 1922, o Castro do Monte Padrão foi escavado a primeira vez na década de cinquenta e assumiu, desde então, uma extraordinária importância científica para o estudo do passado longínquo da região.
Em 1986, a Câmara Municipal de Santo Tirso e o Serviço Nacional de Arqueologia da Zona Norte, iniciaram um conjunto de ações em vista à proteção, estudo e valorização desta estação arqueológica.
A mais antiga ocupação registada no Monte Padrão reporta-se ao Bronze Final, período cronológico, a que genericamente corresponde o período de formação da “Cultura Castreja”.
Pereiras:
A Serra Hidráulica de Pereiras é um notável exemplo da arquitetura pré-industrial. Dedicada à serração de madeira para uso industrial e doméstico, recorria à força da água para mover o engenho de serrar.
Classificada como Imóvel de Interesse Público, irá ser reabilitada, tornando-se um polo museológico das atividades pré-industriais do Concelho de Santo Tirso.
Senhor do Padrão:
Pequena capela setecentista localizada no Monte Padrão, onde se conserva uma imagem em granito policromado de Cristo Crucificado.
Reza a lenda que esta capela marca o lugar onde esteve implantada a antiga igreja e mosteiro beneditino de Monte Padrão.
Azenhas de Valinhas:
Com vista a aproveitar a energia da água para moagem dos cereais, para a serração e também para o apisoamento de tecidos, foram-se estabelecendo ao longo dos vários afluentes do Rio Leça moinhos e azenhas.
As azenhas de Valinhas possuem um grande valor para compreensão das pequenas actividades económicas de subsistência a nível local.
Quedas de Fervença:
Lugar pitoresco localizado junto ao Carvalhal de Valinhas, onde as quedas de água apresentam um espetáculo magnífico da Natureza, correndo o Rio Leça célere até estas quedas.
Rio Leça:
Rio que nasce no Concelho de Santo Tirso, serpenteando pelas freguesias da parte Sul do Concelho, e correndo para o Atlântico, onde desagua junto à cidade de Matosinhos.
Ao longo deste rio de águas límpidas, no seu percurso de montanha podemos observar uma multiplicidade de fauna e flora que coabitam nas suas margens. O Homem desde cedo que o utilizou, podendo encontrar-se vários moinhos e azenhas ao longo do seu percurso distribuídos pelas terras que este rio percorre.
outros dados:
Tipo de percurso: Circular de pequena rota
Extensão e Duração: 11,00 Km – 3 a 4 Horas
Grau de Dificuldade: Médio
Âmbito do percurso: Histórico, ambiental, paisagístico, cultural e desportivo
Época aconselhada: Todo o ano
Localização: Carvalhal de Valinhas; Pereiras; Castro do Monte Padrão.
Pontos de Partida / Chegada: Carvalhal de Valinhas; Pereiras; Monte Padrão.
Pontos de Interesse: Serra Hidráulica de Pereiras; Azenhas de Valinhas; Quedas de Fervença; Castro do Monte Padrão; Rio Leça.
Acessos: EN 105 e A3
Informações Gerais: Câmara Municipal – Tel: 252830400 Fax: 252856534
Email: gap@cm-stirso.pt
Bombeiros Voluntários de Santo Tirso 252 852 491
Bombeiros Voluntários Tirsenses 252 830 500
PSP 252 851 635
GNR 252 808 250
Local: Santo Tirso