Penha da Rainha

Monção
Descrição
Palmilhar o alto da Penha da Rainha, no cimo do monte de São Martinho ou da Penha da Rainha, permite-nos conhecer um antigo castelo roqueiro e, ao mesmo tempo, desfrutar de magníficas vistas panorâmicas sobre a região.

Antigamente, o seu Castelo era sede do julgado da Penha da Rainha, cuja área abrangia o actual concelho de Monção até ao rio Mouro, terminando em Merufe. Nessa altura, a povoação revestia-se de uma tal importância que o próprio bispo de Tui, Dom Pedro I, sagrou a igreja de São Martinho, em 1204. Em 1268 recebeu foral das mãos de Dom Afonso III. Mais tarde, extinto o julgado, o povoado desapareceu totalmente, caindo em ruínas. Já no início do século XVIII, o pároco da freguesia de Abedim usou as pedras das ruínas para restaurar a igreja paroquial.
Actualmente, desta importante fortificação resta apenas o local, podendo vislumbrar pequenas marcas de uma cerca e, sobre um morro rochoso, vestígios de uma antiga torre de menagem.

Aventure-se pela parte sul do coto, onde existe o denominado Jardim da Rainha e a modesta ermida de São Martinho, última preciosidade digna de adoração. A actual capela data do século XVIII ou XIX, nada restando do templo original.
Esquadrinhe todos os recantos do local, descobrindo passadiços entre os enormes pedregulhos, pequenos miradouros naturais onde a vista é ainda mais bela e o agradável parque de merendas, ideal para descansar um pouco…

Local: Monção
CASINHA DO EIDO NOVO

CASINHA DO EIDO NOVO

Situada numa calma aldeia do Município de Valença do Minho, a Casinha do Eido Novo - Alojamento...
Mais informação
Hotel Val Flores

Hotel Val Flores

O Hotel Val Flores encontra-se no centro da cidade, com uma excelente localização para visitar a...
Mais informação
Restaurante O Lino

Restaurante O Lino

Segunda a Domingo das 08:00 às 24:00. Terça encerra após o almoço.Especialidades da casa:...
Mais informação
Cristina

Cristina

Especialidades: Bacalhau,Cabrito à moda de Safins, Rojões à Minhota. 
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação