Localizado no centro histórico da vila de Tabuaço, o Museu Abel Botelho é um espaço de divulgação e difusão da cultura tabuacense e duriense.
A recuperação deste edifício consistiu na reforma e restauro de um imóvel parcialmente em ruina, preservando a sua fachada original, que em outros tempos terá funcionado como habitação, com o objectivo de reforçar a homogeneidade urbana da zona tradicional da vila e homenagear o célebre escritor e diplomata tabuacense Abel Botelho, que dá nome a este espaço.
Inaugurado em Setembro de 2013, este museu é dotado de 4 salas polivalentes, destinadas a receber várias actividades culturais, exposições temporárias, eventos (declamação de poesia ou outros), podendo servir como componente de divulgação dos diversos pontos turísticos localizados no concelho de Tabuaço, sendo que possui um espaço museológico com o espólio do escritor e poeta Abel Botelho e uma zona de leitura.
O contraste exterior informa, visualmente, sobre a funcionalidade da construção e ergue-se numa intervenção que mostra o respeito recíproco entre arquitectura tradicional e a contemporânea.
O Museu Abel Botelho é considerado um local de observação, interação e reflexão. Diversas histórias estão ali prontas para serem narradas. É um espaço simbólico, muitas vezes mágico e surpreendente, capaz de oferecer uma experiência educativa e divertida.
Horário de Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira
09:00h - 12:30h / 14:00h - 17:30h
Sábados, Domingos e Feriados
10:00h - 12:30h / 14:00h - 17:00h
Entrada gratuita
Local: Tabuaço