Largo da Alumieira

Oliveira de Azeméis
Descrição
Acolhe a Capela da ALumieira, que apesar da bibliografia ser omissa quanto á utilização do espaço da capela para a inumação de corpos, não há nenhuma indicação de se tratar de uma capela de uso privado podendo, por isso ter sido utilizada para esse fim. Por outro lado, a informações bibliográficas concordam na existência de um edifício no mesmo espaço antes da reconstrução levada a cabo em 1682, pelo que importa salvaguardar a existência de estruturas associadas a esse edifício primitivo.
É neste Largo que realizam as Feiras da Alumieira, na Páscoa. “Saltar o rego. Todas as Páscoas há encontro marcado em Alumieira, Loureiro, "P'ra ver os burros". Páscoa a Páscoa, ano após ano, à Segunda-feira de tarde o largo torna-se pequeno para tanta gente. Desde que há memória, Saltar o rego constitui a parte profana, popular, no tempo sagrado da Páscoa. Provavelmente, uma herança dos árabes que por cá passaram entre os séculos VIII e X d.C.
Várias vezes centenária, existe neste largo, uma prática tradicional provavelmente única no País. Saltar o rego é uma expressão bem conhecida, simbolizando as corridas de cavalos e burros realizadas nas segundas-feiras da Páscoa, junto ao Largo de Alumieira.
Neste Largo, pode-se observar o Monumento ao Emigrante, representado por um rapaz do povo, em tamanho natural, sentado, pensativo, em bronze, assinado por H. Moreira 1966, sobre base de granito e ainda um busto de bronze do conselheiro Dr. Albino dos Reis, datado de 22 de Dezembro de 1968.



Local: Oliveira de Azeméis
MOINHO GARCIA

MOINHO GARCIA

Moinho restaurado com 1 quarto com 4 camas,1 quarto com 6 camas,1 quarto de casal, cozinha...
Mais informação
Hotel Dighton ****

Hotel Dighton ****

Inaugurado em 1978, em pleno coração da cidade de Oliveira de Azeméis,este hotel oferece...
Mais informação
Mesa X

Mesa X

Porquê "Mesa X"?Mesa X, surgiu no seguimento da junção do nosso serviço de entregas ao domicilio...
Mais informação
Adega da Tamanqueira

Adega da Tamanqueira

Especialidades: Arroz de costelos em vinho tinto com grelos, cozido á Tamanqueira, Arroz de...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação