Largo da Alumieira

Oliveira de Azeméis
Descrição
Acolhe a Capela da ALumieira, que apesar da bibliografia ser omissa quanto á utilização do espaço da capela para a inumação de corpos, não há nenhuma indicação de se tratar de uma capela de uso privado podendo, por isso ter sido utilizada para esse fim. Por outro lado, a informações bibliográficas concordam na existência de um edifício no mesmo espaço antes da reconstrução levada a cabo em 1682, pelo que importa salvaguardar a existência de estruturas associadas a esse edifício primitivo.
É neste Largo que realizam as Feiras da Alumieira, na Páscoa. “Saltar o rego. Todas as Páscoas há encontro marcado em Alumieira, Loureiro, "P'ra ver os burros". Páscoa a Páscoa, ano após ano, à Segunda-feira de tarde o largo torna-se pequeno para tanta gente. Desde que há memória, Saltar o rego constitui a parte profana, popular, no tempo sagrado da Páscoa. Provavelmente, uma herança dos árabes que por cá passaram entre os séculos VIII e X d.C.
Várias vezes centenária, existe neste largo, uma prática tradicional provavelmente única no País. Saltar o rego é uma expressão bem conhecida, simbolizando as corridas de cavalos e burros realizadas nas segundas-feiras da Páscoa, junto ao Largo de Alumieira.
Neste Largo, pode-se observar o Monumento ao Emigrante, representado por um rapaz do povo, em tamanho natural, sentado, pensativo, em bronze, assinado por H. Moreira 1966, sobre base de granito e ainda um busto de bronze do conselheiro Dr. Albino dos Reis, datado de 22 de Dezembro de 1968.



Local: Oliveira de Azeméis
CASA DE MADEIRA

CASA DE MADEIRA

REGISTO Nº 23543/ALPequena quinta com a área de 1300 m2. Árvores em redor (carvalhos,...
Mais informação
HOTEL DIGHTON ****

HOTEL DIGHTON ****

Inaugurado em 1978, em pleno coração da cidade de Oliveira de Azeméis, este hotel oferece...
Mais informação
Quinta de Vilar

Quinta de Vilar

Serviço de planeamento de eventos.
Mais informação
Adega Mota

Adega Mota

Especialidades: Rojões, Dobrada, Feijoada  Transmontana.Assados: Frango, Chispe, Pernil,...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação