IGREJA DE SÃO MAMEDE DE VILA VERDE

Felgueiras
Descrição
O documento mais antigo respeitante à Igreja de São Mamede de Vila Verde data de 1220, altura em que já integrava o padroado do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro.

A reedificação desta Igreja, efetuada provavelmente no século XIV, é atribuída aos irmãos Martim e Ana Anes, cujos túmulos se encontram no exterior.
A Igreja foi construída segundo as técnicas construtivas, a planta e os alçados próprios da arquitetura românica. O arranjo dos portais e o recurso aos cachorros lisos associam, no entanto, este monumento a uma época em que o estilo gótico era já dominante.

A capela-mor exibe vestígios de pintura mural, datados do século XVI, com motivos vegetalistas e geométricos, sendo ainda identificáveis as figuras de São Bento e de São Bernardo. Esta pintura terá sido realizada pelo mestre Arnaus, sob o patrocínio dos abades de Pombeiro ligados à família Melo, cujo brasão é ainda hoje visível.

A construção de uma nova igreja paroquial de Vila Verde, na segunda metade do século XIX, contribuiu para o progressivo abandono e degradação da Igreja de São Mamede.

Este monumento foi totalmente recuperado no âmbito do projeto da Rota do Românico.

Local: Felgueiras
HOTEL TERMAS DE VIZELA * * *

HOTEL TERMAS DE VIZELA * * *

Um dos empreendimentos turísticos de Vizela mais antigos, estando situado em frente ao edifício...
Mais informação
Hotel Des Arts

Hotel Des Arts

O mais antigo e muito visitado Grande Hotel Silva na cidade de Amarante abriu as suas portas...
Mais informação
Churrasqueira Portuguesa da Avenida

Churrasqueira Portuguesa da Avenida

A churrasqueira portuguesa da avenida pertence ao grupo de churrasqueiras portuguesas, com sete...
Mais informação
Restaurante Columbinus

Restaurante Columbinus

Localizado num dos acessos a St.ª Quitéria, o restaurante columbinos é o espaço é moderno,...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação