IGREJA DE SANTA EULÁLIA DE BEIRIZ

Póvoa de Varzim
Descrição
Em 1868, deu-se início à construção da nova igreja - à frente do antigo edifício -, sendo o corpo benzido em 1872.

É um igreja neoclássica de planta longitudinal e nave única, com frontaria flanqueada por duas torres sineiras e rematada por frontão “andulado”. O interior é decorado com retábulos de talha neoclássica, com boa imaginária barroca e naturalista, nomeadamente esculturas de João d’ Affonseca Lapa.

Destacam-se, ainda, as pinturas do teto da capela-mor (com motivos alegóricos) e o pano da tribuna com a Ascensão de Cristo (1918) do Mestre Joaquim Lopes.

Um “alizar” (rodapé alto) de azulejos azuis e brancos, de figura avulsa, com símbolos religiosos, rodeia a nave.

Já as paredes laterais da capela-mor estão totalmente revestidas de azulejos, também em tons de azul, apresentando motivos decorativos vegetalistas, arquitectónicos e cenas da vida de Cristo, datados de 1923 e produzidos na Fábrica da Fonte Nova, Aveiro. O batistério dispõe, ainda, de um painel datado e assinado por Silvestre Silvestri (pintor de azulejos, como os realizados no exterior da Ordem do Carmo, do Porto, em 1912).



Local: Póvoa de Varzim
Quinta da Lage

Quinta da Lage

RNAL REG. Nº 21235/ALA Quinta da Lage dispõe de 6 quartos, com capacidade para 11 hóspedes, e...
Mais informação
BANHO DE MAR 1

BANHO DE MAR 1

RNAL: 78475/ALCom vistas para a cidade, o Banho de Mar está situado na Póvoa de Varzim e dispõe...
Mais informação
RESTAURANTE O MARINHEIRO

RESTAURANTE O MARINHEIRO

Localizado na Póvoa de Varzim desde 1984, O Marinheiro reúne todos os condimentos indispensáveis...
Mais informação
Restaurante Espaço T2

Restaurante Espaço T2

Restaurante aderente ao projeto "O NOSSO PEIXE", que apresenta, na sua ementa, uma seleção de...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação