Forte de Lovelhe

Vila Nova de Cerveira
Descrição

Este forte seiscentista foi construído pela altura das Guerras da Restauração para reforçar o sistema de defesa raiano da Vila de Cerveira. Agiria em conjunto com o Castelo, o Penedo do Castelinho e a Atalaia de Lovelhe.
Mandado construir pelo General D. Francisco de Azevedo que era também engenheiro, o Forte de Lovelhe terá sido erguido entre 1660 e 1662.
A única porta de entrada encontra-se voltada a Sudeste. É composta por dois arcos de volta perfeita e um corredor. No interior, na praça de armas, são ainda visíveis ruínas dos antigos quartéis, cavalariças, paiol e capela, e três rampas de acesso aos terraplenos.
Em 1758, já quase um século depois da Guerra da Restauração, a praça estava sem guarnição e sem sentinela. Quartéis e armazéns arruinados. O Forte de Lovelhe serviria até de abrigo para gado.
Em 1776, as muralhas seriam reformadas. Os cinco quartéis, incluindo o armazém da pólvora, teriam sido também restaurados. O Forte de Lovelhe tinha novamente valia militar, com cinco a dez soldados em permanência.
Algumas décadas depois, em 1809, o Forte de Lovelhe, enfrentaria o seu maior desafio. No decurso da 2ª invasão francesa, o Forte de Lovelhe ajudaria a repelir os exércitos bem treinados do General Soult. O General Soult viu falhada a sua missão de entrar em Portugal pelo Rio Minho através de Cerveira. Acabaria por entrar por Chaves. Quando teve oportunidade, levou a cabo a sua vingança. Depois de entrarem em Portugal, as tropas napoleónicas incendiaram e saquearam várias terras. Vila Nova de Cerveira não seria exceção. Entre roubos e saques, as tropas de Napoleão fizeram explodir as instalações interiores deste Forte.
No século XIX, o Forte de Lovelhe perderia definitivamente a sua função militar. Em 1857 serviu como lazareto, devido a uma epidemia.
No início do século XX, é vendido um dos prédios militares do Forte. Na década de 30 vários quartéis e outros edifícios no interior do Forte foram alugados a particulares. Nos anos 80 e 90, já sob tutela pública, o Forte de Lovelhe foi sujeito a obras de requalificação.

Local: Vila Nova de Cerveira
Quinta de S. Roque

Quinta de S. Roque

A Quinta de S. Roque, com origem no séc. XVIII, possui o encanto arquitectónico das casas de...
Mais informação
Hotel Minho Belo

Hotel Minho Belo

O HOTEL MINHO BELO em actividade desde l997 tem vindo a aprimorar o seu cariz familiar...
Mais informação
Restaurante Constantino

Restaurante Constantino

Segunda a Domingo das 07:00 às 22:00.Especialidades da casa: Bacalhau à Constantino e Truta à...
Mais informação
Glutão

Glutão

Cozinha Tradicional Especialidades Peixe: Bacalhau à casa e Arroz de Marisco Carne: Cabrito no...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação