Festas de N. Sra. dos Remédios- Romaria de Portugal

Lamego
Descrição
As Festas de Nossa Senhora dos Remédios, conhecidas como “A Romaria de Portugal”, são as mais importantes da cidade. Desde a última quinta-feira de agosto até ao dia 9 de setembro, milhares de forasteiros vêm agradecer a Nossa Senhoras dos Remédios a resposta às suas preces. Outros vêm apenas conhecer essa grande celebração onde os rituais religiosos e profanos se misturam numa harmonia perfeita.

É oferecido um programa diversificado englobando exposições, concertos, desfiles, procissões, feiras, eventos culturais e desportivos de forma a atrair muitos veraneantes e foliões.

A iluminação festiva nas principais ruas e avenidas e a realização de deslumbrantes sessões de fogo-de-artifício são outras atrações que prometem surpreender os romeiros.

Durante estes dias de diversão é possível admirar a Marcha Luminosa, no dia 6 de setembro à noite, e a Batalha das Flores, no dia seguinte à tarde, que percorrem as principais ruas da cidade engalanadas de alegria e cor.

Dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, o momento mais alto desta celebração é a Majestosa Procissão do Triunfo, realizada a 8 de setembro, na qual os andores que percorrem a Igreja das Chagas até à Igreja de Santa Cruz, ostentam imagens sagradas puxadas por juntas de bois, como manda a tradição. Nesta altura, as ruas ficam ricamente ornamentadas, ganhando uma nova dinâmica, onde a componente religiosa adquire toda a sua plenitude.

A Procissão do Triunfo, que tem uma autorização especial do Vaticano, é a única no mundo em que se pode ver uma imagem da Virgem transportada por animais. O tema escolhido para todos os momentos da procissão é o do apelo de Jesus Cristo: “SEDE SANTOS COMO EU SOU SANTO.”

Mas para além da devoção religiosa, as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios têm também uma forte componente social e lúdica. Com o passar dos anos, é habitual a ver os forasteiros, na mata dos Remédios ou nos jardins da cidade, a partilharem os farnéis e a dormitarem, enquanto que pelas ruas desfilam, até ao amanhecer, as rusgas e as bandas populares na grande noite da Romaria, de 7 para 8 de setembro. Promete “arruadas por rusgas populares que alegremente percorrem as ruas da cidade cantando temas populares e cantigas ao desafio” acompanhadas pelo rufar de bombos e toques de concertinas. A pirotecnia é um elemento obrigatório todos os dias. Chama-se “fogo de estoira” ao que ilumina tradicionalmente os quatro cantos da cidade de Lamego e faz elevar bem alto os olhares das pessoas.

Local: Lamego
Hotel Solar dos Pachecos

Hotel Solar dos Pachecos

Bonito solar, decorado pelo arquitecto Siza Vieira, com 15 quartos bem equipados. Dada a...
Mais informação
Hotel São Paulo

Hotel São Paulo

Pretendemos garantir-lhe uma estadia inesquecível num ambiente familiar e acolhedor. Estamos no...
Mais informação
Sabores D'El Rei

Sabores D'El Rei

Dia de descanso semanal: Terça - feiraHorário de funcionamento: 12h00 - 14h00/14h30m 19h00 -...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação