Edifício da Colegiada

Tabuaço
Descrição

Edifício de arquitectura residencial, maneirista e barroca. Possui estrutura maneirista, composta por dois corpos rectilíneos, dispostos em ângulo oblíquo, sendo rasgado regularmente por janelas ou portas rectilíneas e moldura simples e marcado por ampla escadaria em cantaria, de acesso ao andar nobre.

O interior apresenta-se muito descaracterizado, mantendo, no piso nobre, salões com tectos octogonais, ornados com florões e pendentes, correspondentes aos espaços comuns. Um piso intermédio correspondente a anteriores quartos para residência de beneficiados e encomendados. Possuía oratório privativo de que se guarda o nicho embutido no muro da parte arruinada.

Edifício ligado à presidência da antiga colegiada de Barcos, onde era dado o despacho e onde poderiam residir beneficiados e encomendados, quando a isso eram obrigados. Apesar das descaracterizações a que foi votado durante os últimos 50 anos, apresenta inúmeros elementos decorativos de boa qualidade, demonstrativos do poder e prestígio da Colegiada, como tectos decorados e, sobretudo, a primitiva escadaria barroca, com guarda plena em cantaria e arranques ornados por elementos voluteados.

Local: Tabuaço
Refúgio D`Anita Douro Valley House

Refúgio D`Anita Douro Valley House

RNAL Nº 51211/ALPequena casa de família anterior a 1950, remodelada, inserida na Aldeia...
Mais informação
Restaurante Misarela Gostos e Temperos, Lda

Restaurante Misarela Gostos e Temperos, Lda

Restaurante Misarela Gostos e Temperos, cozinha tradicional portuguesa onde se destaca...
Mais informação
Restaurante Adega da Vila

Restaurante Adega da Vila

Espaço acolhedor onde a especialidade é o cabrito assado no forno. O serviço é bom e o...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação