Capela da Ermida (antiga igreja paroquial de S. Mamede)

Matosinhos
Descrição
O lugar da “Ermida” aparece referenciado em 1566, localizado junto da “Estrada Velha” de origem romana, que ligava o Porto a Braga.
Esta via, que durante séculos foi a principal estrada da região, era lugar de passagem dos peregrinos para Santiago de Compostela. Integrada, desde o século XII, no território do Couto de Leça, a jurisdição pertenceu, até 1835, ao Balio do Mosteiro de Leça.
Em 1643, referenciada como igreja matriz da paróquia de S. Mamede da Ermida, apresenta uma construção com “a sua galilé à porta e sino”, estatuto que manteve até 1735, altura em que foi construída uma nova igreja paroquial.
Após diversas obras de reconstrução no século XVIII e XIX, foi acrescentada a torre sineira lateral, nos inícios do século XX.


Local: Matosinhos

Afrodite MTL

RNAL REG. Nº 4172/ALAfrodite MTL é o primeiro Motel Design criado a pensar em ambientes...
Mais informação
Hotel Pedras Rubras ***

Hotel Pedras Rubras ***

A localização única e estratégica do Hotel Pedras Rubras, situado em frente ao Aeroporto...
Mais informação
O Bem Arranjadinho

O Bem Arranjadinho

"O BEM ARRANJADINHO "conhecido santuário gastronómico, situado em Leça da Palmeira, numa...
Mais informação
Restaurante Assim & Assado

Restaurante Assim & Assado

Situado no Distrito do Porto, concelho e cidade de Vila Nova de Gaia, Freguesia de Avintes, o...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação