Caminho de Santiago

Paredes de Coura
Descrição
O Caminho desce do alto da Serra da Labruja, embrenhando-se em mata de pinheiros, eucaliptos e carvalhos. Continua-se caminhando sobre piso de terra batida envolvido por uma densa cobertura arbórea e uma vegetação espontânea muito diversa nas margens, com predominância dos tufos de fetos. Por entre os blocos de granito emergem plantas da farmacopeia popular: ‘erva de S. Roberto’ (para os males do estômago); a ‘agrimónia’ ou ‘herva hepática’ (para os males do fígado), a ‘dedaleira ou troques’ (boa para o coração); o diurético ‘dente de leão’, a ‘macela’, para os espasmos e insónias, entre outras.
As primeiras casas aparecem no lugar de Cabanas.
Atravessado a ribeira da Codeceira, percorre-se uma calçada empedrada da qual se avista a Igreja paroquial com a Casa do Outeiro em fundo. Atinge-se o caminho municipal que se dirige à Igreja e vira-se à direita para alguns metros adiante se encontrar no asfalto uma indicação de que um albergue se localiza a 2.000m. Neste ponto, inflete-se para a esquerda, entrando num estreito caminho, por vezes enlameado, e depois de se subir uma calçada empedrada passa-se pelo nicho-cruzeiro de S. Paio, datado de 2000 e pejado de pequenas pedras colocadas pelos peregrinos como testemunho da sua passagem. O motivo da invocação a S. Paio relaciona-se com uma crença de pessoas antigas de Agualonga, segundo a qual o Santo, padroeiro da freguesia, descansava ali das suas caminhadas.
Depois de cruzar a EN301, o Caminho passa pela Capela de S. Roque e interna-se a seguir numa zona florestada – o Monte da Costa – e desce em direção a Rubiães. Com a igreja românica em fundo, perfila-se um antigo cruzeiro com o plinto sobreposto por pedrinhas deixadas pelos peregrinos. Atinge-se o CM1073, onde vale a pena fazer uma paragem para visitar a Igreja de Rubiães. Regressando ao ponto anterior, percorre-se o CM1073 em cerca de 250m e vira-se à esquerda, descendo por um caminho em terra batida decalcado sobre um troço da antiga via romana (via XIX-Braga a Astorga). Surge, à esquerda, o Albergue dos Peregrinos, instalado na antiga Escola Primária de Rubiães, da autoria do arquiteto Adão Bermudes.
Continua-se atravessando a EN201 e desce-se cerca de 150m, virando à esquerda por um caminho que passa a troço de calçada lajeada ligando à Ponte da Peorada sobre o rio Coura. As margens encontram-se revestidas de um denso coberto arbóreo (salgueiros, amieiros, entre outros), onde nidifica uma ornitofauna variada. É ainda um recurso hídrico de grande importância, rico em truta, e nas suas águas surge por vezes a furtiva lontra. O reinício do percurso decorre em caminho largo entroncando na EN201 em frente a um café-venda. Ao seu lado esquerdo, abre-se uma ‘calçada à portuguesa’, passando pelo sítio de Fuselhas, onde o rio Coura se lança em queda de água e do seu caudal parte uma levada para regadio. Continua-se por caminho largo empedrado com campos-prado do lado direito e tendo na extrema um renque de árvores ripícolas que acompanham o Coura.
Depois de uma curva, o Caminho prossegue por uma calçada marginada à direita por um muro baixo em pedra seca emoldurado de tufos de vegetação espontânea. A seguir a uma curva e contracurva, a calçada sobe muito até atingir a EN201, que se percorre em cerca de 300m até ao entroncamento com CM 1064 para Bolência. Caminha-se nesta via cerca de 500m para virar à esquerda por calçada que atravessa o Couto das Cabras, entrando no lugar de Pecene. Não muito longe, para poente, eleva-se o Monte do Forte da Cidade, onde a 368m se implanta o povoado fortificado de Cossourado. Percorrendo agora caminho municipal, surge do lado direito umas alminhas em bloco de granito incrustado num muro, e um pouco mais à frente aparece à esquerda a Capela da Senhora do Alívio.

Local: Paredes de Coura
Quinta das Águias

Quinta das Águias

Com 4 quartos, a Quinta das Águias oferece harmonia com a natureza numa experiência...
Mais informação
Quinta dos Abrigueiros

Quinta dos Abrigueiros

Inserida numa Quinta implantada na encosta norte do Vale do Lima, é uma casa em pedra dos finais...
Mais informação
Expresso

Expresso

Inserido na zona histórica da vila, de frente para os Paços do Concelho, poderá usufruir de um...
Mais informação
Restaurante Miquelina

Restaurante Miquelina

Segunda a Domingo das 11:30 às 15:00 e das 19:00 às 22:00. Encerra ao Domingo após o...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação