A par do seu legado histórico, pelo qual é conhecido, o Porto explora também a sua identidade de sofisticação e contemporaneidade, para a qual contribui, inegavelmente, o protagonismo da Fundação de Serralves e da Casa da Música, enquanto ícones da arquitetura e projetos distintivos de oferta cultural. A Fundação de Serralves, uma instituição cultural que procura sensibilizar o público para a arte contemporânea e para o ambiente, integra vários espaços com valências distintas, nomeadamente o Museu de Arte Contemporânea de Siza Vieira, o Parque, o Auditório e a Casa de Serralves.
A Casa da Música, projetada por Rem Koolhaas, é o primeiro edifício construído em Portugal exclusivamente dedicado à música e integra-se no processo de renovação urbana da cidade e numa rede de equipamentos culturais à escala metropolitana e mundial. Ambas as instituições desenvolvem projetos culturais inovadores e abrangentes, mantendo em atividade exposições, visitas orientadas, espetáculos de música, dança e performance, cinema, colóquios, seminários e cursos, abarcando todo o tipo de públicos, desde crianças e jovens a famílias, escolas e público em geral.
Na zona onde estão situados, a Boavista, onde se concentra, agora, parte do Business District, estão localizados vários outros edifícios de manifesto valor arquitetónico, bem como pontos localizados de oferta comercial exclusiva. Em toda esta área é possível desfrutar das delícias da cozinha nacional, internacional ou de autor, bem como dispor de alojamento de qualidade.
Nos seus limites, as zonas do Campo Alegre, do Palácio de Cristal e de Miguel Bombarda - conhecida como a zona das galerias de arte - apresentam, paralelamente, uma vasta oferta de equipamentos culturais, espaços
verdes, comércio alternativo, restaurantes e bares, constituindo, por isso, ótimos pontos de passeio, fora das zonas mais conhecidas do Porto.
Local: Porto