Eventos

Eventos

>
Souto de Moura: Memória, Projetos e Obras

Souto de Moura: Memória, Projetos e Obras

Avenida Menéres, 456, Real 4450-201, Matosinhos 18 Out 2019 a 30 Set 2020
Matosinhos
Detalhe

40 projetos do arquiteto para ver na Casa da Arquitectura até setembro de 2020

A exposição "Souto de Moura: Memória, Projetos e Obras" já pode ser vista na Casa da Arquitectura, em Matosinhos. Com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, a mostra apresenta um olhar transversal sobre 40 anos de produção arquitetónica a partir do acervo depositado pelo arquiteto Souto de Moura na Casa da Arquitectura.

A inauguração da exposição decorreu ontem pelas 22h00, tendo sido precedida por uma visita guiada com os curadores Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, que contou com a presença de Eduardo Souto de Moura.

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, a Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, o Vereador da Cultura da autarquia, Fernando Rocha, bem como outras entidades, marcaram presença na cerimónia de inauguração da exposição que estará patente ao público, na Casa da Arquitetura, até setembro de 2020.

A Casa da Arquitectura preparou ainda uma programação especial e gratuita para o fim de semana inaugural da exposição com música, visitas guiadas, debates, lançamento de livros e atividades do serviço educativo.

Recorde-se que parte do acervo de Eduardo Souto de Moura estava à guarda da Casa da Arquitetura há dez anos, mas em maio deste ano foi-lhe acrescentado um número impressionante de obras. Em depósito ficaram, desde essa data, 8 863 peças desenhadas em formato analógico, 801 maquetas, 188 cadernos, entre três centenas de fotografias e dossiers. Um espólio precioso de 40 anos de trabalho e dos 800 projetos realizados pelo arquiteto do Porto que, entre vários prémios, venceu o Pritzker em 2011 e o Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2018.

Foi desse arquivo que saiu a exposição agora inaugurada que ocupará, durante um ano, a Nave Expositiva e a Galeria da Casa –, a maior alguma vez feita sobre a obra de Souto de Moura que resume quatro décadas em 40 obras.

“Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras” oferece, assim, uma singular leitura monográfica do trabalho e é a porta de entrada de um universo até aqui mais resguardado do olhar público que ganha desta forma um renovado alcance.

A exposição está dividida em dois espaços: na Nave, onde se encontram 34 projetos já finalizados, e na Galeria da Casa, um ambiente que visa reproduzir "a atmosfera do escritório do arquiteto", e onde se encontram seis projetos em curso.

Sobre a Exposição, o arquiteto Souto de Moura diz que esta o ajudou a "refletir e pensar", descrevendo-a como "um ponto de obra", esta exposição é como que uma ata destes 40 anos", reforçou o arquiteto.

Para acompanhar e complementar a exposição, a Casa da Arquitetura tem agendadas, para os próximos 11 meses, várias atividades, desde ciclos de conferências e debate, a concertos e visitas guiadas à mostra.

Do programa paralelo à exposição destaque para a conversa e debate que irá pôr Álvaro Siza a falar da obra de Souto de Moura (11 janeiro 2020). Curiosamente, no dia anterior, será Souto de Moura a discutir, no Museu de Serralves, a obra de Siza.

“Souto de Moura – Memória, Projetos, Obras”
18 out-set 2020
Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura
Av. Menéres, 456, Matosinhos
T. 22 240 4663/4
Horário: terça a sexta - das 10h às 18h/sábados, domingos e feriados - das 10h às 19h
Hotel Aliados

Hotel Aliados

Instalado num monumental edifício, situado em pleno coração da baixa portuense, dispõe de 43...
Mais informação
Hotel Grande Rio

Hotel Grande Rio

Com entrada pela Rua de Santa Helena, 31, localizado próximo da estação de metro de Faria...
Mais informação
Brisamar

Brisamar

Restaurante de cozinha tradicional com comida caseira, gerido em familia, com destaque para os...
Mais informação
Restaurante Merendola

Restaurante Merendola

Todos os produtos utilizados na confecção dos pratos do Restaurante Merendola são diariamente...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação