Eventos

Eventos

>
Novo Ciclo de Exposições- Nas Margens da Ficção

Novo Ciclo de Exposições- Nas Margens da Ficção

Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Avenida Conde de Margaride, Guimarães 16 Abr a 05 Set 2021
Guimarães
Detalhe
O arranque do novo programa artístico do CIAJG é assinalado pela inauguração de oito exposições inéditas com intervenção de artistas de várias origens e novos diálogos com a coleção permanente do artista José de Guimarães, encontros, debates, conversas, sessões de cinema e performances musicais que irão marcar a atividade dos próximos meses do museu, na construção coletiva de sentidos sobre o passado, o presente e o futuro.
Com o título Nas margens da ficção, este novo programa artístico, que decorrerá até 2023, é da responsabilidade da nova curadora geral do CIAJG, Marta Mestre, e sucede a para além da história, programa que completou oito anos (2012-2020) e teve a autoria de Nuno Faria. Nas margens da ficção debruça-se sobre o fazer ficcional da arte e remete para a polifonia e o emaranhado de vozes, muitas vezes contraditórias, que disputam o museu, caminhando para dar margem à ficção através de uma imaginação que se dirige para o real e o regenera. Reativando o contar e o narrar, o programa convoca formas de conhecimento esquecidas ou em desuso, especulações digitais, tradições orais, construções mitológicas, fábulas, especulações.

“Trata-se de reativar as formas simples e ‘impuras’ de narração, marginalizadas e desqualificadas pelo projeto moderno-capitalista. Num mundo onde as crises são permanentes e anestesiam a nossa capacidade de resposta, importa estabelecer outras ferramentas de ação. Usar intensivamente a ficção no rearranjo entre nós e os outros e experimentar formas de existirmos juntos é uma forma de reescrever a gramática do museu, questionando os seus processos de seleção e exclusão. O museu é a máquina, a engrenagem, deste fazer ficcional e narrativo. Espaço tradicional da purificação dos discursos, mas também da fratura entre objetos, subjetividades e ideias, importa repensá-lo.” refere Marta Mestre.

Estas ideias serão exploradas ao longo dos próximos três anos através de um programa em construção, aberto e plural, que aponta linhas de pesquisa suficientemente flexíveis, convocando a imagem de um coro de vozes. Não necessariamente afinado por uma métrica perfeita, mas polifónico. Convidando e encorajando diferentes modos de escuta.

Foto: direitos reservados
Dom José Alojamentos

Dom José Alojamentos

Uma moradia familiar no centro da cidade, datada de 1837, totalmente renovada para alojamento...
Mais informação
Molarinho Heritage

Molarinho Heritage

Molarinho Heritage está situado no centro histórico da cidade de Guimarães, com uma vista...
Mais informação
Restaurante Desigual

Restaurante Desigual

O Restaurante Desigual, oferece aos seus clientes um espaço para servir refeições, assim como...
Mais informação
Restaurante Bom Amigo

Restaurante Bom Amigo

O Restaurante Bom Amigo tem tradição em serviço de Cozinha Regional desde 1988 e dispõe de 3...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação