Eventos

Eventos

>
Melting Gastonomy Summit

Melting Gastonomy Summit

Alfândega do Porto | Portugal 14 a 16 Nov 2019
09:30 - 19:00
Porto
Detalhe
Esta viagem gastronómica pelo mundo começa no Porto.


A 14, 15 e 16 de novembro, chefs, produtores, críticos,artistas, jornalistas, escritores, académicos e empreendedores de todo o mundo participam no primeiro grande encontro internacional de Gastronomia em Portugal.

O Porto vai receber de 14 a 16 de novembro o Melting, o primeiro summit internacional de Gastronomia em Portugal, organizado pela AGAVI - Associação Portuguesa para a Promoção da Gastronomia e Vinho, Produtos Regionais e Biodiversidade. Durante 3 dias, a Alfândega do Porto vai ser ponto de encontro para conversas abertas, provas, almoços, jantares, apresentação de negócios e de novas ideias com alguns dos nomes mais relevantes do setor a nível mundial.

Esta “viagem gastronómica pelo mundo”, lançada a bordo do Sensacionismo de Fernando Pessoa, procura abordar as várias vertentes da Gastronomia fazendo o percurso natural entre Sensações, Sugestões, Consciência e Construção. Estes princípios dão tema aos 4 grandes painéis das Melting Talks, moderados por Miguel Esteves Cardoso, Ricardo Dias Felner, Nuno Queiroz Ribeiro e José Diogo Albuquerque, respetivamente. 
A marcar presença, vão estar grandes referências como o chef taiwanês Andre Chiang (ex-chef de cozinha do Le Jardin desSens com três estrelas Michelin) Matthew Kenney, nome maior da cozinha plant-based, o crítico do The Guardian Jay Rayner, o sommelier do restaurante NOMA Mads Kleppe, Rafael Ansón, Presidente da Academia Internacional de Gastronomia ou ElenaAldana, responsável pela estratégia de intrenacionalização dos supermercados Mercadona emPortugal, liderando o projeto El Jefe, que pretende envolver o consumidor na escolha dos produtos dos cabazes. A estes nomes, juntam-se ainda Anna Elisa de Castro, Lucy Legan, Roberta Sudbrack, Noélia Jerónimo, Miguel Rocha Vieira, Dirk Niepoort, George Sandeman e outras grandes figuras.

Para além dos momentos de conversa e debate, estão previstos vários espaços dedicados à mesa portuguesa, um mercado, provas de vinhos e livecookings. Arte, Sustentabilidade, Nutrição e Empreendedorismo são outras áreas centrais do Melting, materializadas em intervenções artísticas com excedentes, como a participação de Ricardo Nicolau de Almeida que está nesta altura a recolher resíduos nas praias portuguesas para construir uma instalação única. Espaços para a partilha de livros e histórias, filmes e ainda, um pitch para a apresentação de projetos inovadores nas áreas do agro-alimentar e do turismo– Melting Business. O programa culmina com um grande jantar “Melting Dinner”, o expoente máximo do evento, desenhado por grandes Chefs nacionais e internacionais com coordenação dos Chefs Vasco Coelho Santos e Hélio Loureiro.

“Com o Melting, a AGAVI quer aproveitar este momento único que Portugal está a viver, dar voz e ouvidos à nossa Gastronomia e tornar o país numa referência para os debates mundiais em torno da alimentação”, explicou António de Souza-Cardoso, Presidente do Conselho de Direção da AGAVI. “Acreditamos que é através da partilha de experiências e projetos que podemos analisar o presente e preparar o futuro.» É também nesta perspetiva que a AGAVI, no âmbito do programa  Internova Market-Food que reúne 7 Organizações do Norte de Portugal e da Galiza, vai realizar nesta primeira edição do Melting Gastronomy Summit a constituição da Confraria da Dieta Atlântica.

Melting Gastronomy Summit é a grande aposta de 2019 da AGAVI, a associação que pretende dar um novo impulso ao empreendedorismo agro-alimentar português, e que já tem preparado um vasto leque de outras iniciativas, a levar a cabo até 2022.

Programa, oradores e inscrições em: meltinggstronomysummit.com


Para mais informações, contactar:
Juliana Duque | 927 508 927 | julianaduque@nomore.pt
Rafael Alves Rocha | 919 408 071 | rafaelalvesrocha@gmail.com




Espinho Vintage

Espinho Vintage

Espinho Vintage é um "Alojamento de charme" instalado num dos  edifícios mais emblemáticos do...
Mais informação
Blue Twenty Two

Blue Twenty Two

RNAL Registo nº 76037/ALA Blue Twenty Two House está situada no centro de Espinho e a 20 km do...
Mais informação
Taberna do Bonjardim

Taberna do Bonjardim

Localizado na zona da Baixa, com uma decoração pautada por pormenores, como as caixas de vinho...
Mais informação
Mercearia

Mercearia

Restaurante com vista para o rio Douro, boa cozinha e decoração rústica.Tem como especialidade...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação