Eventos

Eventos

>
Melting Gastonomy Summit

Melting Gastonomy Summit

Alfândega do Porto | Portugal 14 a 16 Nov 2019
09:30 - 19:00
Porto
Detalhe
Esta viagem gastronómica pelo mundo começa no Porto.


A 14, 15 e 16 de novembro, chefs, produtores, críticos,artistas, jornalistas, escritores, académicos e empreendedores de todo o mundo participam no primeiro grande encontro internacional de Gastronomia em Portugal.

O Porto vai receber de 14 a 16 de novembro o Melting, o primeiro summit internacional de Gastronomia em Portugal, organizado pela AGAVI - Associação Portuguesa para a Promoção da Gastronomia e Vinho, Produtos Regionais e Biodiversidade. Durante 3 dias, a Alfândega do Porto vai ser ponto de encontro para conversas abertas, provas, almoços, jantares, apresentação de negócios e de novas ideias com alguns dos nomes mais relevantes do setor a nível mundial.

Esta “viagem gastronómica pelo mundo”, lançada a bordo do Sensacionismo de Fernando Pessoa, procura abordar as várias vertentes da Gastronomia fazendo o percurso natural entre Sensações, Sugestões, Consciência e Construção. Estes princípios dão tema aos 4 grandes painéis das Melting Talks, moderados por Miguel Esteves Cardoso, Ricardo Dias Felner, Nuno Queiroz Ribeiro e José Diogo Albuquerque, respetivamente. 
A marcar presença, vão estar grandes referências como o chef taiwanês Andre Chiang (ex-chef de cozinha do Le Jardin desSens com três estrelas Michelin) Matthew Kenney, nome maior da cozinha plant-based, o crítico do The Guardian Jay Rayner, o sommelier do restaurante NOMA Mads Kleppe, Rafael Ansón, Presidente da Academia Internacional de Gastronomia ou ElenaAldana, responsável pela estratégia de intrenacionalização dos supermercados Mercadona emPortugal, liderando o projeto El Jefe, que pretende envolver o consumidor na escolha dos produtos dos cabazes. A estes nomes, juntam-se ainda Anna Elisa de Castro, Lucy Legan, Roberta Sudbrack, Noélia Jerónimo, Miguel Rocha Vieira, Dirk Niepoort, George Sandeman e outras grandes figuras.

Para além dos momentos de conversa e debate, estão previstos vários espaços dedicados à mesa portuguesa, um mercado, provas de vinhos e livecookings. Arte, Sustentabilidade, Nutrição e Empreendedorismo são outras áreas centrais do Melting, materializadas em intervenções artísticas com excedentes, como a participação de Ricardo Nicolau de Almeida que está nesta altura a recolher resíduos nas praias portuguesas para construir uma instalação única. Espaços para a partilha de livros e histórias, filmes e ainda, um pitch para a apresentação de projetos inovadores nas áreas do agro-alimentar e do turismo– Melting Business. O programa culmina com um grande jantar “Melting Dinner”, o expoente máximo do evento, desenhado por grandes Chefs nacionais e internacionais com coordenação dos Chefs Vasco Coelho Santos e Hélio Loureiro.

“Com o Melting, a AGAVI quer aproveitar este momento único que Portugal está a viver, dar voz e ouvidos à nossa Gastronomia e tornar o país numa referência para os debates mundiais em torno da alimentação”, explicou António de Souza-Cardoso, Presidente do Conselho de Direção da AGAVI. “Acreditamos que é através da partilha de experiências e projetos que podemos analisar o presente e preparar o futuro.» É também nesta perspetiva que a AGAVI, no âmbito do programa  Internova Market-Food que reúne 7 Organizações do Norte de Portugal e da Galiza, vai realizar nesta primeira edição do Melting Gastronomy Summit a constituição da Confraria da Dieta Atlântica.

Melting Gastronomy Summit é a grande aposta de 2019 da AGAVI, a associação que pretende dar um novo impulso ao empreendedorismo agro-alimentar português, e que já tem preparado um vasto leque de outras iniciativas, a levar a cabo até 2022.

Programa, oradores e inscrições em: meltinggstronomysummit.com


Para mais informações, contactar:
Juliana Duque | 927 508 927 | julianaduque@nomore.pt
Rafael Alves Rocha | 919 408 071 | rafaelalvesrocha@gmail.com




Hotel Infante Sagres

Hotel Infante Sagres

O Infante Sagres é um hotel boutique. Ocupa um edifício dos anos 50 que combina uma atmosfera...
Mais informação
Eurostar Hotel das Artes

Eurostar Hotel das Artes

O hotel, rodeado de museus, encontra-se localizado na zona das galerias de arte de Miguel...
Mais informação
Book

Book

Instalado no edifício da antiga Papelaria Aviz, o Restaurante Book foi inaugurado em Agosto de...
Mais informação
McDonald's Gaia Fojo

McDonald's Gaia Fojo

Horário: Aberto todos os dias das 7h às 2h Serviços: McDrive; Espaço Crianças; Fraldário;...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação