Eventos

Eventos

>
Fim de Semana Gastronómico

Fim de Semana Gastronómico

Av. Marquês de Soveral, 79 5130-321 S. João da Pesqueira 06 a 08 Mar 2020
São João da Pesqueira
Detalhe
A gastronomia no concelho de S. João da Pesqueira está recheada de iguarias cujos segredos de confeção se perdem nos memoráveis tempos dos nossos avós, em receitas saborosíssimas de culinária, raras vezes passadas a papel. O município é rico na sua imensa variedade e qualidade gastronómica. Os típicos pratos e doçarias regionais são justamente afamados pelo facto de nada ser deixado ao acaso, nunca perdendo aquele toque de rusticidade e autenticidade primitivas. São inúmeros os pratos típicos da região, dos quais se destacam o célebre cabrito assado, arroz de cabidela, bacalhau assado, feijoada à transmontana, entre outros.

Cozido à Portuguesa
Ingredientes (6 pessoas): 600 g de chambão de vaca, 600 g de entrecosto, 600 g de entremeada, 2 orelhas de porco, 1/2 frango, 1 chouriço de carne, 1 chouriço de sangue, 1 morcela pequena,
1 farinheira, 1 lata grande de feijão vermelho, 400 g de arroz, 6 peras, 6 batatas pequenas, 3 cenouras, 1 couve lombarda pequena, 1 couve portuguesa pequena, 1 cebola, 2 dentes de alho,
0,5 dl de azeite, 2 folhas de louro, Sal e pimenta em grão q.b.,
Preparação: Arranje as carnes, tempere as carnes de porco com sal e deixe repousar no frio de um dia para o outro. No dia, passe-as por água e leve-as a cozer com as restantes carnes, o frango em pedaços, o chouriço de carne, a morcela e a farinheira em água temperada com sal, as folhas de louro e grãos de pimenta. Retire e reserve à medida que forem ficando cozidas.
Arranje e lave as couves, descasque e lave as cenouras, as batatas e as peras, corte-as ao meio, leve a cozer todos estes ingredientes na água de cozer as carnes e retire. Aproveite depois 8 dl do caldo, retifique os temperos, coza o chouriço de sangue e retire. Adicione o feijão vermelho ao mesmo caldo, deixe aquecer e retire.
Descasque e pique a cebola e os alhos, deite num tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe refogar um pouco. Adicione o arroz, envolva bem, regue com o caldo de cozer o chouriço de sangue, mexa, tape e deixe cozinhar, em lume muito brando, durante 16 minutos. Sirva as carnes e os enchidos cortados em pedaços com os legumes, as peras, o arroz e o feijão.

Leite-creme
Ingredientes (6 pessoas): 30 g de farinha maisena, 200 g de açúcar, 1 l de leite, 6 gemas, 1 pau de canela, 1 casca de limão, açúcar demerara q.b.
Preparação: Leve ao lume o leite com a canela e a casca de limão e deixe ferver. Elimine os sólidos e reserve. Envolva numa taça as gemas com o açúcar, a farinha e, de seguida, acrescente o leite. Passe para um tacho e leve ao lume até engrossar e formar um creme, sem parar de mexer. Distribua o creme por taças individuais e leve ao frigorífico até arrefecer. Antes de servir, polvilhe com o açúcar demerara e queime com um maçarico ou ferro próprio.

Animação
Ranchos Folclóricos, Bandas Filarmónicas, Acordeões, Concertinas e outras atividades integradas na Festa dos Saberes e Sabores do Douro.
CASA DA VINHA EM TABUAÇO

CASA DA VINHA EM TABUAÇO

Registo Nº 84150/AL A Casa da Vinha em Tabuaço, no coração do Douro, é um local recatado, a...
Mais informação
Casa da Avenida

Casa da Avenida

RNAL Registo Nº 11509/ALEdifício do século XIX, localizado na avenida principal da vila, junto à...
Mais informação
Restaurante Cepa Velha

Restaurante Cepa Velha

Tipo de Cozinha: RegionalEspecialidades: Entrecosto com arroz de feijão, Frango no churrasco,...
Mais informação
Churrasqueira Mateus

Churrasqueira Mateus

Restaurante localizado no centro de Carrazeda de Ansiães com espaço interior para 60 lugares...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação