Eventos

Eventos

>
42º FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DA PÓVOA DE VARZIM

42º FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DA PÓVOA DE VARZIM

Cine-Teatro Garrett, Igreja Matriz e Igreja Românica de S. Pedro de Rates 09 a 24 Set 2020
21:45 - 23:45
Póvoa de Varzim
Detalhe
O FIMPV vem celebrar o seu 42º aniversário numa edição excecional, entre 9 e 24 de setembro. Com uma conferência e nove concertos para um público reduzido e em transmissão direta na internet, esta edição ficará na memória de todo o público.

O Festival inicia com a habitual visita de Rui Vieira Nery, para mais uma das suas muito antecipadas conferências. Desta vez, com um tema diferente do habitual, celebrando o 100º aniversário de Amália Rodrigues, explorando o “Mundo no Fado, e o Fado no Mundo”.

O primeiro concerto conta com a estreia do agrupamento Divino Sospiro e do contratenor Andreas Scholl no FIMPV, ainda contando com a participação da poveira Raquel Camarinha para a interpretação de “Stabat Mater” de Pergolesi, obra emocionante e incontornável do período Barroco. Os grandes solistas internacionais estarão presentes no nosso festival, incluindo Kirill Gerstein num recital explorando os limites do piano, com obras de Debussy e Liszt. O Hilliard Ensemble regressa ao FIMPV (após ter feito a sua estreia em Portugal na Póvoa de Varzim em 1991) para uma aparição rara em público, juntamente com Christoph Poppen, recriando o seu famoso álbum na etiqueta ECM “Morimur”, com obras de Bach, sendo seguido por Anja Lechner e Pablo Márquez, também artistas ECM, num programa íntimo intitulado “A Noite”.

Os quartetos de corda estão de regresso à Póvoa de Varzim, com o concerto muito esperado de Artemis Quartet, quartet de cordas que por razões de força maior veio a cancelar a sua aparição no FIMPV em 2015. Desta vez, irá interpretar obras de Vasks, Mendelssohn e Beethoven, celebrando também os seus 250 anos. Aliando-se a esta efeméride, junta-se também o Quarteto Verazin, agrupamento residente do FIMPV, para interpretação de mais um quarteto de cordas de Beethoven, e também o quinteto para clarinete de Brahms com António Saiote, músico incontornável português que celebra este ano os seus 50 anos de carreira. Os músicos portugueses também estarão presentes nos seguintes concertos, como o Drumming Grupo de Percussão, que estreará a obra encomendada ao compositor Luís Tinoco, assim como as obras dos compositores finalistas do 13º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim. Os jovens músicos portugueses estarão ainda representados por Telmo Costa e Rafael Kyrychenko num recital no Cine-Teatro Garrett.  

O certame termina no dia 24 de Setembro, marcando o regresso do agrupamento Kölner Akademie, desta vez com o multi-premiado oboísta Albrecht Mayer, num concerto que celebra a arte do “Concerto Italiano”.

Os bilhetes para os concertos, com o preço único de 5 euros, estarão à venda exclusivamente através da bilheteira online BOL, a partir do dia 1 de agosto.
APARTAMENTOS CASTELO

APARTAMENTOS CASTELO

RNAL: 90910/ALOs Apartamentos Castelo situam-se no centro da cidade da Póvoa de Varzim, muito...
Mais informação
APARTAMENTO MURALHA

APARTAMENTO MURALHA

RNAL: 80813/ALApartamento ideal para alojar até quatro pessoas (2 em sofá-cama). Este alojamento...
Mais informação
TASCA DO ZÉ

TASCA DO ZÉ

Tasca do Zé, "FOR DRINKERS NOT FOR DRUNKERS" é uma tasca, situada entre a Estação de Metro da...
Mais informação
RESTAURANTE TORREÃO CAFÉ

RESTAURANTE TORREÃO CAFÉ

Localizado num dos Torreões do antigo mercado municipal o Restaurante Torreão Café destaca-se...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação