Quinta de Santa Marinha

Arcos de Valdevez
Descrição
A QUINTA DE SANTA MARINHA, EM SABADIM, ARCOS DE VALDEVEZ, PRODUZ VINHOS DAS DUAS MELHORES CASTAS DE UVAS ESPALHADAS PELO MUNDO – CHARDONNAY E MERLOT

Havia um aglomerado de campos e leiras a que os locais chamavam a quinta do Vale. Era dividido ao meio pelo caminho público que a estrada hoje substitui. Acabou por ser partido em duas partes. Hoje a quinta de Santa Marinha é a parte onde se encontra implantada a Capela da Santa que lhe deu o novo nome.
Esta quinta sempre produziu vinhos brancos e tintos. Não seria difícil de encontrar na velha quinta, hoje magnificamente remodelada e moderna, castas como Loureiro, Trajadura e Arinto – brancos – e Borraçal, Espadeiro e Pical Pôlho – tintos – entre outras. A qualidade dos seus vinhos, à época, era tal que vinham comprá-los de Paredes de Coura. O seu transporte era feito, montanha acima, em odres feitos de pele de cabra, às costas de possantes mulas.
Hoje, a quinta de Santa Marinha, em Sabadim, Arcos de Valdevez, produz vinhos das duas melhores castas de uvas espalhadas pelo mundo – chardonnay e merlot.
A Chardonnay (que não é vinho Verde) teve a sua origem na região Francesa de Borgonha, é a rainha das uvas brancas e uma das castas preferidas para a produção de champagne pela sua elegância, intensidade, aroma e complexidade que confere ao vinho. Uva de pele verde, produz vinhos brancos ricos em sabores e aromas de frutos tropicais, de pêssego, maçã verde, limão, melão e pêra evidenciando-se os aromas das frutas cítricas quando plantada em climas mais frios, como é, relativamente, o caso de Santa Marinha, Sabadim, Arcos de Valdevez. O terroir é o grande aliado desta excelente casta pois em cada região confere-lhe características diferentes e próprias. As vindimas são geralmente feitas em Agosto. O grau alcoólico deste vinho pode atingir 14% no máximo e 12,5% no mínimo.
O Chardonnay Ânfora de Stª Marinha pode conservar-se, sem qualquer problema, durante 5 ou mais anos mantendo as suas excelentes qualidades em perfeitíssimas condições se guardado em local apropriado.
O Chardonnay é ideal como aperitivo entre amigos. Harmoniza muito bem com queijos e com pratos de aves confeccionadas com açafrão, alecrim ou caril. Com peixes, principalmente, salmão e tainha do mar. Com lagosta e massas com molhos brancos, cremosos e à base de queijo.
A Merlot (que não é vinho Verde) teve a sua origem em Bordéus. A palavra “merlot” significa “petit merle”, ou pequeno melro. A origem do nome desta casta está provavelmente relacionada com a cor preto azulada das uvas maduras e a cor negra dos melros. É uma casta que se adapta muito bem a climas mais frios e a lugares com solos áridos, argilosos e até rochosos. As vindimas desta casta são realizadas em Setembro. O seu grau alcoólico ronda geralmente os 13%.
O Merlot Ânfora de Sta Marinha conserva-se, sem perder qualquer das suas qualidades e características, durante 8 ou mais anos, se guardado em local apropriado.
A característica principal do Merlot é a sua elegância e frescura. Os aromas típicos de um vinho Merlot são os frutos silvestres e os aromas de cereja, ameixa, figo, rosas e violetas, entre muitos outros. Os Merlot produzidos em climas frios costumam ser um pouco mais estruturados, com uma presença um pouco maior de taninos.
O vinho Merlot harmoniza muito bem com carnes de vaca, fumeiros, bacalhau e cordeiro. E também com grande variedade de queijos.
A Quinta Sta Marinha oferece casa de férias com piscina, wi-fi, e todos os requisitos modernos para umas férias tranquilas e inesquecíveis num ambiente rural e familiar. Organiza visitas aos vinhedos assim como provas de vinhos e de vários outros produtos regionais locais.
Bonum vinum laetificat cor hominis
Bom vinho alegra o coração do homem

VISITÁVEL | Sim, mediante marcação prévia
REPRESENTANTE | António Joaquim Rodrigues
ENÓLOGO | António Rodrigues


Local: Arcos de Valdevez
Albergue de Peregrinos

Albergue de Peregrinos

Em edifício recuperado, a antiga escola primária, situa-se num local estratégico: Rubiães. A...
Mais informação
Casa Sonho da Seara

Casa Sonho da Seara

Situada no lugar da Seara, em pleno coração de Corno de Bico, a Casa Sonho da Seara tem 6...
Mais informação
Restaurante Arcada

Restaurante Arcada

Segunda a Domingo das 08:00  às 22:00. Nos meses de Inverno encerra ao Domingo.Especialidades da...
Mais informação
Restaurante Alto da Prova

Restaurante Alto da Prova

Horários: 9h ? 4h / 6h ? 24h Capacidade das Salas: 450 Pessoas Especialidades da Casa: Posta...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação