Quinta de Fiães

Alijó
Descrição / Comodidades
Quinta de Fiães
A sublime intervenção humana numa paisagem já de si marcante, enquadra o cenário deste local duriense. No vale do rio Pinhão, rodeado de paisagens transmontanas e durienses de excepcionais e caracteristicas belezas, deixe-se encantar pelos mistérios do passado, enquanto usufrui de todo o conforto que os dias de hoje podem proporcionar.
Na mais antiga Região Demarcada do Mundo − o Douro Vinhateiro - há espaços que privilegiam a história, o contacto com a natureza e as longas tradições do cultivo da vinha e da produção de vinho. A Quinta de Fiães é um desses locais que souberam preservar a tradição, respeitando o passado.
Mais do que uma unidade de agroturismo, a Quinta de Fiães é um hotel que resulta da recuperação de edifícios ancestrais dedicados à vitivinicultura duriense, sendo um dos edifícios uma antiga casa senhorial.
Passado e presente de mãos dadas
São seis casas distintas, cada uma com a sua personalidade própria, mas todas elas plenas de bem-estar e rodeadas de natureza.
Na Quinta de Fiães há espaço para um fim de semana a dois, um refúgio entre amigos ou com a família. As casas variam entre as tipologias T1 e T4. A Casa Principal, por exemplo, dispõe de diversos quartos duplos com todo o conforto e cuja estadia dá acesso à piscina e zonas de lazer, incluindo pequeno-almoço. A Casa das Costureirinhas corresponde a um apartamento T4 que pode alugar na totalidade, enquanto a Casa Cadaval e a Casa da Horta são T2 dotados de quartos duplos. Tanto a Casa dos Caseiros como a Casa Flor Agreste são T1.
Qualquer que seja a opção, todos os quartos estão decorados num estilo eclético, entre o contemporâneo e o tradicional, em consonância com os edifícios, que preservam a estrutura de séculos passados recuperados em versão atual.
Os quartos oferecem uma vista excecional sobre a paisagem das vinhas do Alto Douro e o verde de Trás-os-Montes.
Natureza em estado puro
Além do Hotel, aqui dispõe de várias atividades para ocupar o tempo, entre os simples passeios pela propriedade e uma intervenção mais próxima naquilo que são os ciclos vitivinícola e olivícola. Também pode "meter as mãos na massa" ao mesmo tempo que aprende algumas tradições gastronómicas locais como o fumeiro e a confeção de compotas.
Em torno da Quinta de Fiães, não faltam locais de interesse para que alargue o seu passeio e desfrute de diversas opções de turismo de natureza, turismo ativo ou turismo cultural.
Mesmo que fique apenas por aqui, saiba que neste local se encontra parte da história da mulher mais importante para o Douro: Dona Antónia Ferreirinha. O espaço cruzou-se com esta mulher de armas que tanto fez pelo Vinho do Porto e por respeito pela história, e pelo tempo, o Hotel Quinta de Fiães continua a desenvolver a viticultura com práticas que propiciam a simbiose entre plantações, matas e floresta nacional, podendo desfrutar-se da presença idílica de fauna e flora.
Jogos tradicionais e programas em família
Para além do Hotel, a Quinta de Fiães propõe convívios sociais que podem abranger almoço ou jantar. As famílias são bem-vindas e as crianças em particular são tratadas como príncipes. Enquanto os mais novos brincam, os mais velhos podem dedicar-se a passeios pela quinta, a participar na elaboração do repasto, e entreter-se com jogos populares como torneios de fito, lançamento do pião, e do botão, entre outros.
Os preços da estadia na Quinta de Fiães variam entre os 80 euros (para um quarto duplo em época baixa) e os 360 euros (para a Casa das Costureirinhas, em época alta).
Morada: Quinta de Fiães 5070-576 Vilar de Maçada Portugal
E-mail: geral@quintadefiaes.pt
Telefone: 259919275
Mostra Gastronómica

Mostra Gastronómica

30 Out a 01 Nov 2020
Nos dias 30 e 31 de Outubro e 01 de Novembro, irá realizar-se a Mostra Gastronómica, em Vila...
Fim de Semana Gastronómico

Fim de Semana Gastronómico

06 a 08 Nov 2020
Nos dias 6, 7 e 8 de Novembro de 2020, irá realizar-se em Vila Pouca de Aguiar o Fim de Semana...
AMADEUS BAR

AMADEUS BAR

Ambiente moderno com vista panorâmica para o Rio Corgo.Especialidades da Casa:- Francesinha -...
Mais informação
Restaurante Jardim

Restaurante Jardim

O Restaurante Jardim tem como pratos principais: bacalhau à casa, tranches de vitela, naco na...
Mais informação

Moinhos da Ponte de Parada do Pinhão

Os moinhos da Ponte de Parada do Pinhão mostram como no passado e ainda no presente, se aproveitava de forma ecológica a força da corrente do rio Pinhão...

Casa da Fonte

Casa seiscentista, reformada por causa do terramoto de 1755, com alterações posteriores.
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação