A Quintas de Melgaço – Agricultura e Turismo, S.A. foi constituída a 6 de Novembro de 1990, sob a forma jurídica de sociedade anónima, tendo como objecto social a produção, engarrafamento, comercialização e exportação de vinhos e produtos agrícolas e actividades conexas no sector do turismo, reportando o seu início de actividade a 28 de Dezembro do mesmo ano.
A ideia de criação da empresa Quintas de Melgaço foi personificada por um melgacense emigrado no Brasil, Amadeu Abílio Lopes, cuja capacidade financeira foi suficientemente forte para congregar à volta deste projecto o interesse de algumas centenas de produtores do concelho de Melgaço, que haviam de se tornar accionistas.
Formou-se então, a Quintas de Melgaço, uma unidade industrial cuja capacidade de armazenamento ascende a 1.000.000 de litros, com uma arquitectura moderna e agradável, dotada de tecnologia adequada.
O elevado número de accionistas da Quintas de Melgaço conferiu à Empresa um estatuto e uma representatividade muito especiais no concelho de Melgaço, que Amadeu Abílio Lopes, principal accionista e ideólogo deste projecto, quis preservar para o futuro. Por querer dotá-lo de um peso institucional, e dada a sua avançada idade, Amadeu Abílio Lopes doou, em
1996, asua posição social ao Município de Melgaço, tornando-o o maior accionista da empresa.
Morada:
Ferreiros - Alvaredo, 4960-010 Melgaço
E-mail:
quintasdemelgaco@sapo.pt
Telefone:
+351251410020