Gastronomia Típica - "Velhotes da Braguesa"

Vila Nova de Gaia
Descrição / Comodidades
Os denominados "Velhotes da Braguesa" são provavelmente os doces mais típicos e tradicionais de Vila Nova de Gaia, conjuntamente com a "Broa de Avintes".

Os "Velhotes da Braguesa" são um doce tipo de pão doce feito à base de ovos e açúcar, possuindo uma curiosa forma quadrada. É um doce típico da Vila de Valadares, no Concelho de Gaia, muito procurado por altura das festas em honra do Sr. dos Aflitos, no mês de Julho.

A razão do nome "da braguesa", provém do facto da esposa do fabricante, ser natural de Braga, tendo vindo para Valadares (freguesia de Gaia), no início do século, onde instalou uma padaria, negócio de tradição familiar.

Desconhece-se, portanto, como se começou a fazer este pão e o porquê da denominação de "Velhotes", permanecendo o seu fabrico e preparação, como segredo culinário.

Ingredientes: Ovos; Açúcar; Farinha.
Morada: Valadares - Vila Nova de Gaia
CASTANHEIRA: ALDEIA COM HISTÓRIA

CASTANHEIRA: ALDEIA COM HISTÓRIA

01 a 31 Jan 2020
As atividades do Castanheira+ estão de volta à aldeia da Castanheira em 2020. Os dias soalheiros...
ACORDAR COM CINEMA

ACORDAR COM CINEMA

25 Jan 2020
Charlie BrownFeliz Natal / Bom Ano Novo" de Tina Meroto, seguida de atelier Crianças a partir...

Momentos com Tradição - Oporto Douro Moments

O Porto é conhecido por manter bem vivas as suas tradições, os seus costumes, a sua história e pela sua gente hospitaleira com pregões sonoros e garridos...

Porto Walking Tours com Guia Oficial

A Official Tours é uma nova empresa que propõe uma série de visitas guiadas pela cidade do Porto. A nossa equipa é composta por Guias Intérpretes formados...
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação