VILLA ROMANA DE SENDIM

Felgueiras
Descrição
Villa Romana de Sendim (Séculos I – VI)
Começada a construir na segunda metade do século I, foi profundamente remodelada a partir de finais do século IV e suportou, inevitavelmente, as consequências da instauração dos domínios suevo (séc. V) e visigótico (séc. VI) na região, vindo a sofrer um grande incêndio em meados do século VI. A partir de então, a casa entrou em decadência e foi abandonada, mas a imponência das ruínas terá feito com que algumas dependências fossem pontualmente recuperadas ao longo dos séculos seguintes.

Povoado da Cimalha (Bronze Final - II.º Milénio A.C.).
O espólio arqueológico do Povoado da Cimalha é um dos mais importantes testemunhos da idade do Bronze Final no Noroeste Peninsular. Além do espólio, o resultado mais importante da intervenção arqueológica poderá ser o de comprovar a não dicotomia entre o sagrado e o profano, bem como o valor dos povos como legitimadores dos lugares, criadores de memória e de identidade.

Imóvel Interesse Público.
Visitas: Poderá visitar o Centro Interpretativo, e conhecer os espólios arqueológicos da própria casa romana, bem como, o do Povoado da Cimalha.


Local: Felgueiras
Casas do Moinho

Casas do Moinho

Conhecida como a Sala de Visitas do Minho, elogiada pelo espírito hospitaleiro e pelo bem...
Mais informação
Paço de Pombeiro - TH

Paço de Pombeiro - TH

O Paço de Pombeiro de Riba Vizela, está situado na freguesia de Santa Maria de Pombeiro de Riba...
Mais informação
Restaurante Recantos de Harmonia

Restaurante Recantos de Harmonia

Um dos restaurantes mais antigos da Vila de Lousada, é um restaurante típico, com cozinha...
Mais informação
Restaurante Termas

Restaurante Termas

O Restaurante Termas pertence à atual família desde de 1900, e vem mantendo ao longo dos anos,...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação