Vila Real - apresentação

Vila Real
Descrição
O Concelho de Vila Real é constituído por 20 freguesias, e, não obstante a Cidade possua uma feição urbana, o resto do Concelho mantém características rurais bem marcadas. São dois os tipos de paisagem que predominam: a zona mais montanhosa das Serras do Marão e do Alvão, separadas pela terra verdejante e fértil do Vale da Campeã, e, para o Sul, já próximos do Douro, os vinhedos em socalco. Por toda a parte existem linhas de água que irrigam a área do concelho, com destaque para o Rio Corgo, que atravessa a cidade num pequeno mas profundo vale, originando uma paisagem de excepcional beleza. E é nas margens deste rio, um dos afluentes do Douro, que a cidade de Vila Real se ergue a cerca de 450 metros de altitude, numa região que revela indícios de ter sido habitada desde o Paleolítico.



O primeiro foral, o de "Constantim de Panóias", foi outorgado em 1096 pelo Conde D. Henrique, mas é em 1289, com o foral de D. Dinis (o primeiro dado por este monarca a Vila Real) que é fundada "Vila Real de Panóias", que viria a transformar-se na cidade de hoje. A sua importância nos séculos XVII e XVIII era tal, que foi apelidada de «Corte de Trás-os-Montes», facto actualmente visível nas inúmeras pedras de armas de várias casas, que atestam a nobreza dos seus proprietários, que aqui se instalaram por influência da Casa dos Marqueses de Vila Real. Mais tarde é conferido a Vila Real o estatuto de Capital de Província e, já no século XX, na década de 20, viu reconhecido o seu peso económico, demográfico e administrativo com dois actos de grande relevo: a criação da Diocese em 20 de Abril de 1922 e a elevação a Cidade em 20 de Julho de 1925.

Actualmente, Vila Real vive uma fase de crescente desenvolvimento, a nível industrial, comercial e dos serviços, com relevo para a saúde, o ensino, o turismo, apresentando-se como local de forte atracção para o investimento. Também a nível externo, Vila Real tem vindo a desenvolver laços e projetos importantes, por exemplo na área da educação e turismo, nomeadamente no âmbito dos protocolos de geminação que tem com cidades como Osnabruck, Ourense, Mende e Grasse.

Aceite o convite que o poeta lhe faz: "Entre quem é…!" e venha verificar que "Para cá do Marão, sabem receber bem os que cá estão!"


Local: Vila Real
Quinta da Cumieira

Quinta da Cumieira

Implantada num dos mais sugestivos cumes da Freguesia medieva da Cumieira, oferece um ambiente...
Mais informação
Residencial Encontro

Residencial Encontro

RNAL Registo Nº 35115/ALA Residencial Encontro está situada em Vila Real, a 2,8 km do Palácio de...
Mais informação
CASA DE PASTO BARRACÃO

CASA DE PASTO BARRACÃO

Gastronomia tradicional, no centro da cidade.Especialidades da casa:- Tripas à moda do Porto...
Mais informação
Gancha de São Brás

Gancha de São Brás

Há quem afirme que a Gancha seria uma espécie de "instrumento" para retirar objectos estranhos...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação