Turismo Industrial

S. João da Madeira
Descrição
O projecto do turismo industrial tem por missão a projecção nacional e internacional do municipio de S. João da Madeira e consolidação e promoção da sua dimensão turística ligada à indústria, potenciando o desenvolvimento económico e social, a bem da qualidade de vida dos cidadãos. Deverá emergir em S. João da Madeira uma dimensão turística consistente, baseada na indústria tradicional, passada e presente, e nas novas indústrias tecnológicas e criativas.

O Turismo Indústrial afirma-se como um produto turístico de elevado valor económico, cultural e lúdico, através do qual mais turistas conhecem empresas em atividade, podem reviver atividades de outros tempos, e visitam espaços museológicos e museus, de onde se destaca o Museu da Chapelaria da cidade.

WELCOME CENTER - Centro de Acolhimento a Turistas

Localizado na Torre da Oliva - um dos mais emblemáticos e históricos edifícios de S. João da Madeira -, o Welcome Center é um espaço onde pode obter todas as informações de que necessita sobre o Turismo Industria em S. João da Madeira e sobre os Circuitos pelo Património Industrial. Aqui poderá efectuar reservas para visitar fábricas, solicitar o serviço de um guia turístico industrial, tirar dúvidas e fazer a marcação para os workshops. Uma equipa estará disponível para ajudá-lo e para lhe apresentar o seu guia turístico industrial ou fornecer o guia multimédia relativo às fábricas ou instituições que pretende visitar. Faça uma visita ao Welcome Center e descubra, logo ali, o que temos para lhe mostrar. Consulte a mesa interactiva com informações sobre o circuito, conheça a história da Viarco e da fábrica Oliva, através de duas barras cronológicas interactivas.

Este espaço é o ponto de partida para uma viagem inesquecível ao passado, ao presente e ao futuro da nossa história fabril.

CIRCUITOS PELO PATRIMÓNIO INDUSTRIAL

A Empresa Industrial de Chapelaria (hoje Museu da Chapelaria, único na Península Ibérica), a Viarco (única fábrica de lápis do país em laboração) ou a metalúrgica Oliva (que renasce como incubadora de criatividade) são nomes com história, mas também com futuro e com grande potencial turístico. Por isso estão integradas neste projeto de Turismo Industrial.

O tecido económico de S. João da Madeira tem uma vitalidade e uma diversidade particularmente relevantes, destacando-se em especial o fabrico de sapatos, outra presença obrigatória nestes Circuitos Pelo Património Industrial, permitindo constatar que o setor soube adaptar-se aos novos tempos, trocando a mão de obra intensiva pela aposta na qualidade, na inovação, na criatividade, na moda e no design.

São nove as entidades incluídas neste projeto: o Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, a Cortadoria Nacional de Pelo e a indústria de chapelaria FEPSA, as fábricas de calçado Helsar e Evereste, a Heliotextil e a fábrica de lápis Viarco, além do Museu da Chapelaria.

Poderá criar o seu próprio circuito ou aceitar uma das sugestões que temos si:

- CHAPÉU E LÁPIS: Sugerimos que faça este circuito misto: Um passeio ao Museu da Chapelaria seguido de uma visita única à Viarco;
- LÁPIS E PASSAMANARIAS: Uma viagem ao mundo da Viarco e da Héliotextil;
- CHAPÉU, LÁPIS E PASSAMANARIAS: Um passeio pelo Museu da Chapelaria, seguida de duas fantásticas visitas às empresas Viarco e Héliotextil;
- FELTRO E CALÇADO SENHORA: Um passeio pela história do Feltro, na Fepsa, seguido de uma visita ao mundo do sapato de senhora na Helsar;
- FELTRO E CALÇADO HOMEM: Um passeio pela história do Feltro, na Fepsa, seguido de uma visita ao mundo do sapato de homem na Evereste;
- CHAPELARIA - DO PÊLO AO FELTRO: Um circuito pela Cortadoria Nacional do Pêlo e pela fábrica da Fepsa;
- CHAPELARIA - DO PÊLO AO CHAPÉU: Um passeio pela Cortadoria Nacional do Pêlo e pela fábrica da Fepsa, seguido de uma visita ao Museu da Chapelaria;
- CALÇADO: Um circuito por duas fábricas de calçado de grande sucesso, a Helsar e a Evereste;
- CALÇADO E CFPIC: Um circuito pelas fábricas de calçado, Helsar e Evereste, seguido de uma ida ao Centro de Formação Profissional da Industria de Calçado;
- CALÇADO TOTAL: Um circuito completo pela indústria do Calçado (Helsar e Evereste). Depois de um passeio pelas Instituições aderentes ao projecto, o Centro de Formação Profissional da Industria de Calçado e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal.

Poderá contactar o Welcome Center através do telefone 256 200 204 ou do endereço de correio electrónico turismoindustrial@cm-sjm.pt.

Local: S. João da Madeira
Hotel Solar das Laranjeiras

Hotel Solar das Laranjeiras

Situado entre o interior e o mar, em Vale de Cambra, o Solar das Laranjeiras é uma unidade...
Mais informação

Casa Soares

A 30 minutos de carro da cidade do Porto, encontra-se a Casa Soares que parece esconder-se dos...
Mais informação
Restaurante Baco.com

Restaurante Baco.com

A tradição dos típicos pratos portugueses aliada a um serviço de qualidade num espaço...
Mais informação
Fábrica dos Sentidos

Fábrica dos Sentidos

Localizado no conhecido Museu da Chapelaria de S. João da Madeira, a Fábrica dos Sentidos é um...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação