Turismo Industrial

S. João da Madeira
Descrição
O projecto do turismo industrial tem por missão a projecção nacional e internacional do municipio de S. João da Madeira e consolidação e promoção da sua dimensão turística ligada à indústria, potenciando o desenvolvimento económico e social, a bem da qualidade de vida dos cidadãos. Deverá emergir em S. João da Madeira uma dimensão turística consistente, baseada na indústria tradicional, passada e presente, e nas novas indústrias tecnológicas e criativas.

O Turismo Indústrial afirma-se como um produto turístico de elevado valor económico, cultural e lúdico, através do qual mais turistas conhecem empresas em atividade, podem reviver atividades de outros tempos, e visitam espaços museológicos e museus, de onde se destaca o Museu da Chapelaria da cidade.

WELCOME CENTER - Centro de Acolhimento a Turistas

Localizado na Torre da Oliva - um dos mais emblemáticos e históricos edifícios de S. João da Madeira -, o Welcome Center é um espaço onde pode obter todas as informações de que necessita sobre o Turismo Industria em S. João da Madeira e sobre os Circuitos pelo Património Industrial. Aqui poderá efectuar reservas para visitar fábricas, solicitar o serviço de um guia turístico industrial, tirar dúvidas e fazer a marcação para os workshops. Uma equipa estará disponível para ajudá-lo e para lhe apresentar o seu guia turístico industrial ou fornecer o guia multimédia relativo às fábricas ou instituições que pretende visitar. Faça uma visita ao Welcome Center e descubra, logo ali, o que temos para lhe mostrar. Consulte a mesa interactiva com informações sobre o circuito, conheça a história da Viarco e da fábrica Oliva, através de duas barras cronológicas interactivas.

Este espaço é o ponto de partida para uma viagem inesquecível ao passado, ao presente e ao futuro da nossa história fabril.

CIRCUITOS PELO PATRIMÓNIO INDUSTRIAL

A Empresa Industrial de Chapelaria (hoje Museu da Chapelaria, único na Península Ibérica), a Viarco (única fábrica de lápis do país em laboração) ou a metalúrgica Oliva (que renasce como incubadora de criatividade) são nomes com história, mas também com futuro e com grande potencial turístico. Por isso estão integradas neste projeto de Turismo Industrial.

O tecido económico de S. João da Madeira tem uma vitalidade e uma diversidade particularmente relevantes, destacando-se em especial o fabrico de sapatos, outra presença obrigatória nestes Circuitos Pelo Património Industrial, permitindo constatar que o setor soube adaptar-se aos novos tempos, trocando a mão de obra intensiva pela aposta na qualidade, na inovação, na criatividade, na moda e no design.

São nove as entidades incluídas neste projeto: o Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, a Cortadoria Nacional de Pelo e a indústria de chapelaria FEPSA, as fábricas de calçado Helsar e Evereste, a Heliotextil e a fábrica de lápis Viarco, além do Museu da Chapelaria.

Poderá criar o seu próprio circuito ou aceitar uma das sugestões que temos si:

- CHAPÉU E LÁPIS: Sugerimos que faça este circuito misto: Um passeio ao Museu da Chapelaria seguido de uma visita única à Viarco;
- LÁPIS E PASSAMANARIAS: Uma viagem ao mundo da Viarco e da Héliotextil;
- CHAPÉU, LÁPIS E PASSAMANARIAS: Um passeio pelo Museu da Chapelaria, seguida de duas fantásticas visitas às empresas Viarco e Héliotextil;
- FELTRO E CALÇADO SENHORA: Um passeio pela história do Feltro, na Fepsa, seguido de uma visita ao mundo do sapato de senhora na Helsar;
- FELTRO E CALÇADO HOMEM: Um passeio pela história do Feltro, na Fepsa, seguido de uma visita ao mundo do sapato de homem na Evereste;
- CHAPELARIA - DO PÊLO AO FELTRO: Um circuito pela Cortadoria Nacional do Pêlo e pela fábrica da Fepsa;
- CHAPELARIA - DO PÊLO AO CHAPÉU: Um passeio pela Cortadoria Nacional do Pêlo e pela fábrica da Fepsa, seguido de uma visita ao Museu da Chapelaria;
- CALÇADO: Um circuito por duas fábricas de calçado de grande sucesso, a Helsar e a Evereste;
- CALÇADO E CFPIC: Um circuito pelas fábricas de calçado, Helsar e Evereste, seguido de uma ida ao Centro de Formação Profissional da Industria de Calçado;
- CALÇADO TOTAL: Um circuito completo pela indústria do Calçado (Helsar e Evereste). Depois de um passeio pelas Instituições aderentes ao projecto, o Centro de Formação Profissional da Industria de Calçado e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal.

Poderá contactar o Welcome Center através do telefone 256 200 204 ou do endereço de correio electrónico turismoindustrial@cm-sjm.pt.

Local: S. João da Madeira
Casa Avó Clara

Casa Avó Clara

Casa restaurada na aldeia de Trebilhadouro, aldeia classificada com a marca Aldeias de Portugal.
Mais informação
Inatel Santa Maria da Feira

Inatel Santa Maria da Feira

A meio caminho entre Porto e Aveiro, Santa Maria da Feira deve a sua designação a uma antiga...
Mais informação
Ponto Zero

Ponto Zero

Um restaurante tradicional muito acolhedor em pleno centro da cidade de S. João da Madeira....
Mais informação
Fábrica dos Sentidos

Fábrica dos Sentidos

Localizado no conhecido Museu da Chapelaria de S. João da Madeira, a Fábrica dos Sentidos é um...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação