Trilho do Brandeiro

Melgaço
Descrição
O Trilho do Brandeiro é um percurso pedestre denominado de Pequena Rota PR), cuja marcação e sinalização cumprem as diretrizes internacionais. Este percurso localiza-se no extremo norte da Serra da Peneda, no planalto conhecido pela Chã do Alto de Corisco, do concelho de Melgaço e envolve parte do território da freguesia da Gave.

Partindo da sede do concelho, dirija-se à Porta do Parque Nacional da Peneda-Gerês de Lamas de Mouro, siga a estrada em direção a S. Bento do Cando e passados cerca de 30 km encontra-se a Branda da Aveleira.

Iniciamos este percurso de montanha junto ao pequeno nicho que se encontra junto à estrada. Atravessamos a estrada asfaltada para seguirmos um caminho que nos leva a percorrer a vasta chã. Daqui podemos observar as extensas serras de Portugal e da Galiza e o amplo vale do Minho, cujo rio foi esculpindo e desenhando o relevo desta região de montanha. O caminho pouco-e-pouco vai dando lugar a um pequeno trilho, um caminho de pé-posto, aberto na densa vegetação de baixo porte, constituída por urzes (Eriça sp.) e carqueja (Genista tidentatum). Gradualmente vamos perdendo altitude e, o trilho dá lugar a um caminho lajeado - um carreteiro - trata-se um caminho que permitia o acesso a carros puxados por bois. No final do "carreteiro" seguimos o caminho florestal que nos leva à branda de cultivo de Covelo, onde podemos apreciar numa paisagem de grande beleza, um conjunto de típicas edificações de montanha harmoniosamente enquadradas.

Visitada esta pitoresca branda, continua­ mos por um caminho lajeado que nos conduzirá por entre um bosque de folhosas, onde abundam exemplares de carvalho-alvarinho (Ouercus robur),carvalho-negral (Ouercus pirenayca),castanheiro (Castanea sativa) e de vidoeiro (Betula alba). O carreteiro desemboca num caminho florestal que mantendo a cota, permitirá alcançarmos a Branda de Mourim. Esta branda de cultivo situa-se a cerca de 950 metros de altitude, entre duas ravinas, num relevo muito acidentado, onde os campos de cultivo em socalco, resultam de um árduo trabalho de conquista de terra à montanha, durante longos séculos. Daqui, continuaremos o percurso por um caminho florestal que nos levará a vencer fortes declives que nos separam do Alto do Fojo. Depois de algum tempo, alcançamos a chã do Alto de Corisco, para descermos até à estrada asfaltada, onde viramos à direita, indo ao encontro onde teve início este trilho de montanha.

Local: Melgaço
Branda da Aveleira

Branda da Aveleira

A Branda da Aveleira, uma das muitas brandas existentes nas zonas mais altas da região, é...
Mais informação
Casa do Castanheiro/ Branda da Aveleira

Casa do Castanheiro/ Branda da Aveleira

Casa secular, onde viviam os brandeiros na altura das colheitas e pastagens. O nome da casa...
Mais informação
O Brandeiro

O Brandeiro

Situado na Branda da Aveleira, O Brandeiro é um restaurante típico, com um ar rústico, em...
Mais informação
Restaurante A Lanterna

Restaurante A Lanterna

Localizado no centro da Vila de Melgaço, o Restaurante A Lanterna convida-o a saborear o melhor...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação