Para conhecer a formosa Serra da Peneda, uma boa opção será seguir o Trilho Curro da Velha. Este percurso pedestre de Pequena Rota estende-se por cerca de sete quilómetros, entre a Serra da Peneda e o Vale do Laboreiro, ao longo dos quais nos presenteia com sublimes panorâmicas.
Iniciamos a caminhada junto da Casa do Guarda-florestal de Pousios (onde podemos deixar o carro estacionado), no lugar de Ribeiro de Cima, seguindo depois até aos "Currais" – uma branda de gado também conhecida por Curro da Velha. Deste ponto, a imensidão da Serra da Peneda começa a envolver-nos, levando-nos até a uma pequena chã denominada Chão da Roca, onde podemos vislumbrar uma típica casa de pastores.
Passamos depois por um trilho aberto pela passagem de gado e, mais à frente, por um caminho que segue a linha de água, onde é necessária cautela, em especial na época de chuva e neve. Chegamos então ao lugar de Ribeiro de Baixo que, como o nome indica, se situa no fundo do vale do rio Laboreiro, rodeado por amplas serras, criando um cenário imponente.
Para finalizar, seguimos para o típico lugar castrejo de Pousios e, um pouco mais à frente, alcançamos a Casa do Guarda, o mesmo local onde iniciamos o trilho.
Quatro horas de caminho por terras castrejas que, com certeza, passaram a correr.
Local: Melgaço