A Torre de Quintela é um dos poucos exemplos de arquitectura civil-militar que comprovam o avanço da senhorialização por terras transmontanas. A construção deste local recua, pelo menos, até aos séculos XIII-XIV embora muitos autores apontem uma construção mais tardia, em pleno século XV.
A Torre de Quintela apresenta uma planta quadrangular com cerca de 12 metros de largura, define um alçado bastante elevado (mais de vinte metros de altura), organizado interiormente em 4 pisos.
Até ao século XIX, a Torre de Quintela manteve-se na posse da Ordem dos Hospitalários, sendo uma das principais referências da época medieval, a ponto de ter inspirado o próprio Camilo Castelo Branco, num dos seus romances.
A extinção das Ordens Religiosas, em 1834, abriu um desastroso período na história deste monumento tendo estado prestes a ser destruída. Mais recentemente, foi projectada a sua reconversão em pólo museológico, tendo, para isso, sido submetida a um restauro integral, nos primeiros anos da década de 80 do século XX.
Local: Vila Real