The Tourists Affairs

Braga
Descrição
Está a ver os guias turísticos que correm as cidades com uma flor de peluche numa mão e um megafone na outra, a fazerem monólogos retirados dos livros de viagem? Este é precisamente o tipo de visita que a Tourists’ Affairs não faz. O que a Tourists’ Affairs quer é pôr quem visita o Minho a procurar o melhor pudim abade de Priscos, a ver Braga por um canudo, ou a beber um moscatel na tradicional Casa das Bananas!
A Tourists’ Affairs é um novo promotor turístico, sedeado em Braga, que tem como objetivo potenciar experiências únicas na região do Minho, com programas pensados para pessoas que, mais do que as tradicionais visitas, pretendem conhecer um destino de forma genuína.
O projeto nasceu da vontade de uma arqueóloga, Isabel Leitão, 29 anos, e de um arquiteto, João Marques, 30 anos, mostrarem as suas raízes minhotas. A ideia é dar conhecer as diferenças existentes num património comum, onde prevalece a forte ligação à terra, a arte de bem receber, e o espírito de romaria, de perfeita comunhão entre religioso e pagão. “ Entre as muitas caraterísticas do Minho, o verde da paisagem é das que deixa os viajantes mais impressionados. E aqui o verde vale para o Minho, para o vinho e para o caldinho”, explica João Marques.
O facto dos fundadores não terem formação base em turismo, pretende ser uma das mais-valias da Tourists’ Affairs. “A nossa formação contribui para sensibilizarmos os viajantes para alguns pormenores que não vêm nos guias, como alguns recantos esquecidos das cidades, e está naturalmente ligada a um olhar particularmente atento ao património arqueológico e arquitetónico. As cidades não são estanques e nós gostamos de mostrar esse dinamismo”, refere Isabel Leitão. “Não queremos que vejam só o lado mais turístico da região, queremos proporcionar a experiência mais verdadeira possível”, acrescenta.
A Tourists’ Affairs vem preencher uma lacuna que identificaram no mercado bracarense. “ Não havia nenhuma empresa de Braga direccionada a este nicho. E nós temos a vantagem de sermos de cá, conhecermos bem a região, e por isso conseguirmos transmitir as tradições sem perdermos a ligação à modernidade. Não somos um projeto de verão, queremos funcionar nos mesmos moldes durante todo o ano e fazermo-nos valer das temperaturas amenas para combatermos a sazonalidade ”, explica João Marques.

Uma das apostas da Tourists’ Affairs passa pela dinamização da Rota dos Vinhos Verdes, através de programas que aproveitam as infraestruturas e os produtos já existentes. “Nos últimos anos o enoturismo tem vindo a profissionalizar-se, muito em particular o do vinho verde, que estava subdesenvolvido. Hoje em dia, o vinho verde está na moda e é associado a frescura e juventude. Temos um programa dedicado à rota do Alvarinho, que privilegia os encantos da paisagem vinícola do Alto Minho, com passagem por Valença, Monção e Melgaço”, esclarece Isabel Leitão.
A Tourists’ Affairs tem também programas culturais nas cidades de Braga e Guimarães, e programas de natureza com passagem por alguns dos ex-líbris do Minho como o Parque Nacional da Peneda-Gerês, Ponte de Lima ou Viana do Castelo. De forma a dar a conhecer os sabores minhotos, todos os programas disponíveis têm a possibilidade de serem complementados com experiências gastronómicas.
Determinada em criar experiências únicas, para além das propostas apresentadas, a Tourists’ Affairs disponibiliza um serviço de personalização que pode incluir programas por outras rotas como, um passeio de burro em Miranda do Douro, uma visita aos caretos de Podence, ou uma viagem à procura do lobo ibérico de Castro Laboreiro. Tudo o que possa transmitir experiências genuínas, de preferência daquelas que não vêm nos livros de viagem!

Local: Braga
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