Silhas de Pardelhas

Mondim de Basto
Descrição
Silhas, colmeais, apiários ou muros (a designação varia consoante a região) são estruturas de granito ou xisto, de acordo com o substrato local, de planta circular ou ovalada, totalmente cerradas ou com um estreito vão para acesso ao interior, providas de altos muros de pedra seca, com duas faces, rematados por lajes salientes para o exterior, destinadas a proteger as colmeias dos predadores das abelhas, especialmente ursos e texugos.

A distribuição geográfica deste património no concelho de Mondim confina-se à área de origem xistosa da montanha, próxima às serras do Alvão e Marão, dispersando-se por diversos lugares de Mondim, Ermelo, Pardelhas e Campanhó.

SILHA DO TOUTIÇO
Implantação na vertente SE de um morro pedregoso que se ergue num meandro do ribeiro do Chão do Rosso, em terreno baldio coberto com alguma vegetação rasteira. Construção de planta subcircular, com muros de alvenaria de xisto, a curta distancia da silha de Pinchadouro. Há cerca de 50 anos, ainda eram colocadas dezenas de cortiços de abelhas nesta silha. 

SILHA DO PINCHADOURO
Implantação na encosta voltada a SE, sobranceira ao ribeiro do Chão do Rosso, afluente do rio Freixieiro, em terreno baldio, muito pedregoso, onde cresce apenas alguma vegetação rasteira. Construção de planta subcircular, com muros de alvenaria de xisto, parte deles já arruinados, a curta distância da Silha de Toutiço.

 



Local: Mondim de Basto
Quinta da Cumieira

Quinta da Cumieira

Implantada num dos mais sugestivos cumes da Freguesia medieva da Cumieira, oferece um ambiente...
Mais informação
Casa Agrícola da Levada

Casa Agrícola da Levada

As acomodações da Casa Agricola da Levada possuem um estilo histórico, romântico ou...
Mais informação
Restaurante Terra de Montanha

Restaurante Terra de Montanha

As paredes em granito, tectos em madeira, fotografias do Douro e utensílios tradicionais que...
Mais informação
A NOSSA TERRA

A NOSSA TERRA

Situado junto ao Circuito Internacional de Vila Real.Especialidades da Casa:- Posta- Bifinhos de...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação