Santuário de Nossa Sra. da Natividade do Castelinho

Marco de Canaveses
Descrição
A sua actual imagem é produto de uma reconstrução de 1877, com um extenso adro, repleto de árvores, é um local extraordinário delicioso, tanto mais que daqui se avista um variadíssimo e imponente cenário: a majestosa serra do Marão, lá ao longe, a da Aboboreira, o alto do Crasto, a vertente imensa deste e outros montes de Penafiel descendo calmamente sobre o Tâmega. Isolado o alto de Avessadas, o Castelinho é afinal lugar de diminuto povoamento e agreste paisagem.
Diz-se que a designação de Castelinho tem a ver com a posição da ermida, numa larga esplanada, em declive, que mais de assemelha a um pequeno castelo.
A aparição da Nossa Senhora, segundo a lenda transmitida de geração em geração, deu-se num penedo, no lugar do Chelo, onde a crença popular marca sinais dos pés da Virgem, penedo «onde não pega o musgo, nem a muinha».

Local: Marco de Canaveses
Casa de Andrães

Casa de Andrães

A Casa de Andrães, espaço de turismo rural, localiza-se junto à linha do caminho-de-ferro, que...
Mais informação
CASA DO AVÔ

CASA DO AVÔ

A propriedade localiza-se nas proximidades do núcleo rural da freguesia de Fornelos, Lugar da...
Mais informação
Casa de Sedoura

Casa de Sedoura

A Casa de Sedoura era originalmente designada por Quinta de Sedoura, quinta rural, centenária,...
Mais informação
Restaurante Sabores do Bestança

Restaurante Sabores do Bestança

A boa comida e o atendimento de excelência são o grande estandarte. Alimentos confeccionados com...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação