Roteiro Motorizado de Palmeira de Faro

Esposende
Descrição
O Castro do Senhor dos Desamparados deve este curioso nome à sua utilização militar mais recente: durante as invasões francesas, nos inícios do século XIX, os habitantes das redondezas terão subido ao castro para aí oferecerem resistência aos invasores... numa alegoria ao que os vetustos construtores deste povoado terão feito aquando das invasões romanas.

A capela foi erigida no topo do castro, entre os anos de 1825 e 1826, em resposta a uma promessa feita aquando das invasões francesas. O templo está voltado a nascente, é de planta rectangular e foi todo edificado em pedra, incluindo a cobertura. Em 1976 sofreu obras de restauro.

No Lugar de Susão, a casa de Manuel de Boaventura escritor, natural de Vila Chã, nascido em 1885 e falecido em 1973.

O Dólmen do Cimo de Vila, em Terroso, junto a um muro e dentro de uma propriedade, é um monumento megalítico constituído por restos de uma extensa mamoa de terra e por quatro grandes lajes graníticas: dois dos esteios revelaram vestígios de gravuras rupestres.

Do cabeço do Monte de Faro podemos avistar, a poente, toda a costa Atlântica entre a Póvoa de Varzim e Esposende.

Local: Esposende
SAND & SEA

SAND & SEA

RNAL: 68141/ALCasa moderna no centro da vila de Aguçadoura, praia a 300 metros, paragem de...
Mais informação
NR Alojamento

NR Alojamento

Capacidade de alojamento: 2 quartos | 3 camas Tipologia: Apartamento T2
Mais informação
Sonho do Cávado Restaurante

Sonho do Cávado Restaurante

Abertos desde 1996, o Restaurante Sonho do Cávado tem capacidade superior a 100 pessoas e...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação