A Rota do Vinho Verde Alvarinho é o primeiro exemplo de aplicação da Carta Europeia de Enoturismo. Ancorado no seu produto estrela, o Vinho Verde Alvarinho, este projecto pretende promover e valorizar o território como um todo: Alojamento, Restauração, Comercio, Património Cultural e Natural e Animação. Monção e Melgaço são também paisagem e aventura, locais de bem estar e bem comer, de pessoas acolhedoras e de espaços aconchegantes onde nos sentimos em casa!
Delimitado, pelas Serras da Peneda Gerês e do Soajo, este território possui um vasto e riquíssimo património natural e paisagístico. As actividades possíveis nestas paisagens são imensas: Rappel, Slide, Escalada, Paintball, Passeios de Jipe e Moto 4 e as inevitáveis caminhadas pelos trilhos de montanha, pela Ecopista do Rio Minho, pelo Trilho da GR e a mais recente, Ecoturismo, fazendo as delícias de quem ama e respeita a Natureza.
O Rio Minho, fronteiriço com a Galiza, e os seus afluentes têm as condições naturais necessárias à prática de desportos naúticos (Rafting, Cannyoning, Canoagem/Kayak) proporcionando aos mais ousados emoções fortes e aventuras inesquecíveis.
É na zona ribeirinha, junto ao Minho, que em Monção e Melgaço se localizam as inúmeras adegas, quintas e produtores de vinho Alvarinho. Ao entrar pelas portas destes concelhos, vindos de Valença ou Espanha, podem apreciar-se as vinhas desta casta, plantadas em magníficos anfiteatros, a meia encosta, num micro-clima único, protegido pelas montanhas de Portugal e Espanha, conjugando o Solo, o Sol, o Sofrimento, a Sabedoria e o Sossego. Cinco “SS” para um vinho cheio de arte e vida.
Local: Monção