Rota das Colheitas

Vila Verde
Descrição
Na Rota das Colheitas é uma iniciativa turística e cultural do Município de Vila Verde em parceria com as associações culturais, sociais e outras entidades.
O objetivo desta programação é promover a autenticidade da vida rural, a genuinidade das tradições e a riqueza da cultura popular do concelho, através de parceiros estratégicos como casas de lavoura, produtores agrícolas, artesãos, associações culturais e sociais, centros paroquiais, restaurantes, casas de turismo rural, instituições e comércio local.
Procura-se, desta forma, promover a sua sustentabilidade através dos vários tipos de turismo associados; reavivar as tradições e divulgá-las como atração turística, mas também como forma de preservação das mesmas antes da sua total extinção.
A Rota das Colheitas representa a maturação de uma programação vocacionada para homenagear o mundo rural, através da preservação e divulgação das suas práticas e tradições. É uma programação que convida à partilha e à experimentação, dirigida especialmente a um público distanciado mas fascinado pelo que chamamos de ‘charme da ruralidade’.
Na Rota das Colheitas compila uma série de eventos e iniciativas, que já decorriam um pouco por todo o concelho, no período entre agosto e novembro, e outros criados propositadamente sob a inspiração das colheitas, colocados numa agenda turística vocacionada para a fruição dos sentidos.
Turistas e visitantes são convidados a celebrar com os locais os frutos da terra e os resultados das colheitas, participando em práticas agrícolas, feiras e festas, provando sabores e aferindo saberes populares ancestrais, numa mistura religioso-pagã com séculos de existência.Criada para alargar pelo período de tempo em que se realizam as colheitas o conceito da grandiosa ‘Festa das Colheitas’ de Vila Verde, a programação Na Rota das Colheitas é hoje um fortíssimo atrativo turístico do concelho, tendo alcançado o sucesso logo na primeira edição.
As edições anteriores contaram com dezenas iniciativas arrancando da mesma forma de sempre, no fim-de-semana de 3 a 5 de agosto, em Soutelo, com a Festa do Melão Casca de Carvalho, no III Arraial Minhoto, e culminando a 30 de novembro.
A rota concentra o grosso das atividades ligadas às colheitas nos meses de setembro e outubro, ficando novembro reservado preferencialmente para os prazeres da boa e substancial mesa típica desta época do ano.
A maior das novidades é a introdução da Festa do Caldo do Pote, na freguesia de Sabariz, que promete tornar-se uma das mais carismáticas ações Na Rota das Colheitas e ainda a introdução da Semana da Aldeia, em Ponte S. Vicente, organizado pelo Restaurante Torres, uma homenagem aos sabores rurais, tendo por ‘atores principais’ a sopa à Lavrador, o Pica no Chão e o Pudim de Castanhas.

Local: Vila Verde
Hotel Vila Luena***

Hotel Vila Luena***

Esta empresa está aliada a uma filosofia de vida – “coisas de comer”. Teve início com a...
Mais informação
Torre de Gomariz Wine & Spa Hotel *****

Torre de Gomariz Wine & Spa Hotel *****

Localizado em Cervães, no coração do Minho, o Torre de Gomariz Wine and Spa Hotel insere-se numa...
Mais informação
Pastelaria Vilaverdense

Pastelaria Vilaverdense

Especialidades: Rabanadas, Doce d'ovos, Bolo de Noz, Pudim de Abade de Priscos, Pink Cake, Doces...
Mais informação
Churrasqueira Barros

Churrasqueira Barros

Especialidades: grelhados na brasa e churrascos. Aceita reservas, adequado para grupos, serviço...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação