Rota da Terra Fria Transmontana

Bragança
Descrição
Não se pode conhecer uma terra sem nunca a ter visitado. Por muito que dela se fale, por muito que dela se escreva, só a presença nos dá a noção de escala, só a convivência nos desvenda a alma do povo.
É uma realidade que só localmente pode ser entendida.
O itinerário que lhe propomos assume uma configuração abrangente e contínua com cerca de 500 km através dos municípios de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso, Vinhais e Mogadouro que compõem a Terra Fria Transmontana, integrando os melhores testemunhos do carácter nordestino.
A Rota da Terra Fria recomenda um traçado viário de 500 Km. Na definição deste percurso houve o cuidado de o definir tendo em conta a maior comodidade para uma percurso abrangente dos 5 concelhos de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso,Vinhais e Mogadouro que demonstrasse a riquíssima variação da paisagem, integrando tudo o que de melhor se pode oferecer. E o que não estiver à vista, está ao alcance, o prazer, a curiosidade e o espírito de aventura lá o conduzirão.
O tempo de percurso fica ao critério de quem o faça. Se o fizer sem rodopio e sem tardança, ficará apenas com uma breve noção de como o relevo e o clima moldam e vestem a paisagem, basta-lhe para tanto um dia com escasso descanso para uma frugal refeição. Se aceitar, porém, as sugestões que lhe fazemos para conhecer melhor a forma como o íncola se ajusta à natureza e a forma como esta lhe retribui, aí gastará o tempo que quiser, que uma vida inteira vivida por perto pode nem ser suficiente para entender a grandeza de alma da gente de Trás-os-Montes.
Quanto à forma de concretizar o passeio, não tendo dúvida que o fará de automóvel, sempre lhe diremos que poderá iniciá-lo em qualquer uma das nove portas, que mais não são que as articulações do circuito com os principais eixos locais da rede nacional de estradas, sítios onde terá disponíveis postos multimédia para colher todo o tipo de informação sobre a Rota da Terra Fria, também encontrará ao longo de todo o circuito painéis de sinalização que o identificam e de informação acerca dos diferentes tipos de ocorrências ambientais, ecológicas, cinegéticas, patrimoniais e culturais assinaláveis.

Local: Bragança
Hotel Sta. Apolónia

Hotel Sta. Apolónia

O Hotel Santa Apolónia, reúne um serviço de qualidade, quartos perfeitos e preços competitivos...
Mais informação
Moinho da Ponte Velha

Moinho da Ponte Velha

O Moinho da Ponte Velha providencia acomodações num moinho restaurado com vista sobre o Rio...
Mais informação
A Lareira

A Lareira

Cozinha Nacional | InternacionalBacalhau assado, frango de churrasco, Pizzas, Lasanha e Francesinhas
Mais informação
Restaurante "Solar Bragançano"

Restaurante "Solar Bragançano"

O Solar Bragançano, em Bragança, nasceu num antigo solar do século XVIII, o que lhe garante um...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação