PR1 - Caminhos da Senhora da Graça

Mondim de Basto
Descrição
Percebendo a importância dos percursos como valioso património na percepção da história dos povos e do conhecimento da paisagem, o antiquíssimo caminho percorrido pelos romeiros foi alvo da atenção da autarquia que promoveu o seu levantamento, a limpeza, a sinalização e a interpretação e a edição de uma brochura histórica e descritiva em português, inglês e francês. Este percurso pretende dar a conhecer um caminho muito antigo que ainda hoje é utilizado pelos peregrinos para chegar ao alto do Monte Farinha, local de grande devoção e de grande espiritualidade. É um percurso de grande valor cultural, cujo traçado original em nada foi alterado e que continua a ter o mesmo significado que teve no passado como caminho de peregrinação.

É também um caminho de história com muita história para contar, pois ao longo do seu percurso existem inúmeros vestígios do passado, como por exemplo alguns troços em Calçada Medieval (denominada Calçada Romana), o Castro do Castroeiro, o próprio Santuário e a Pedra Alta que muitos estudiosos classificam como Menhir. Todo o Monte Farinha está envolvido de contos e de lendas, que lhe conferem uma aura de encanto, de mistério e de aventura.

O PR 1 “Caminhos da Srª da Graça” é um percurso pedestre de pequena rota marcado, nos dois sentidos, segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Local: Mondim de Basto
Palacete do Conselheiro

Palacete do Conselheiro

RNAL Registo nº 30824/AL - PALACETE DO CONSELHEIRO - HOTEL e RESTAURANTEO Palacete do...
Mais informação
Mondim Hotel & SPA

Mondim Hotel & SPA

O Mondim Hotel & Spa está situado no centro da vila de Mondim de Basto e dispõe de acesso ao Spa...
Mais informação
Restaurante "O Transmontano"

Restaurante "O Transmontano"

Com capacidade para 100 pessoas e uma decoração moderna e requintada, apresentando um serviço...
Mais informação
Céu da Boca

Céu da Boca

Slow food. Tapas e snacks de autor confeccionados na hora. Vinhos e cervejas. Ambiente familiar.
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação