PR 2 VRM - Percurso de Campos

Vieira do Minho
Descrição
Localizada em pleno coração da Serra da Cabreira e classificada como “Aldeias de Portugal”, a povoação de Campos é o local perfeito para famílias e grupos de amigos que gostam de usufruir da natureza e dos prazeres simples da vivência rural. Esta constitui ainda verdadeiros tesouros minhotos, onde predomina um núcleo concentrado de habitações tradicionais, bons exemplares de arquitectura vernácula (moinhos, pontes, espigueiros, fornos comunitários), tradições locais e amplos espaços verdes.

Características do Percurso

Percuros em laço que se inicia e termina em Campos, com uma extensão aproximada de 13,8 km e de grau de dificuldade médio.Apresenta ao longo do seu traçado um parque de merenda e uma fonte.Trata-se de um percurso com alguma exposição.

Acesso ao Percurso

Partindo de Vieira do Minho siga até às Cerdeirinhas. No cruzamento da EN 304 com a EN 103, vire à direita em direcção a Chaves. Mantenha-se na EN 103 durante cerca de 30 km. Encontrará de seu lado direito um cruzamento devidamente sinalizado, indicando a direcção a seguir até Campos. Após ter percorrido cerca de 3 km, chegará a um cruzamento com um pequeno largo. Do seu lado esquerdo poderá encontrar a placa sinalizadora do início do trilho.

Descrição do Percurso

Percuros misto no que toca ao contexto físico e espacial em que se desenvolve. Na sua parte inicial, o percurso enquadra-se em meio rural, atravessando fartos lameiros. Segue-se posteriormente uma paisagem de transição entre o espaço rural e a serra. De referir a beleza do Rio da Lage com os seus moinhos e a sua ponte. De seguida vem a serra com a sua riqueza, com o seu polimorfismo, com a sua peculiar paleta de cores, com a sua luz… Se tiver sorte, poderá ainda observar alguns animais de que a cabreira é tão rica. Entre as espécies que habitualmente se podem encontrar nesta área, é de referir o coelho (Oryctolagus cuniculus), a perdiz vermelha (Alectoriz rufa), o javali (Sus scrofa), diversos passariformes e eventualmente algumas aves de rapina. De referir ainda que será possível ao visitante passar junto ao topónimo Quebrada, onde ainda hoje estão bem presentes as marcas da exploração do volfrâmio que outrora se praticou.

Local: Vieira do Minho
Casa Cruzeiro do Ave

A Casa do Cruzeiro situa-se na aldeia de Agra, a cerca de 13 Km de Vieira do Minho, no epicentro...

Resultante da recuperação da antiga Pousada de Vila Nova, um projecto do Arquiteto Januário...

O Restaurante Sol da Cabreira localiza-se à entrada da Vila de Vieira do Minho, tem vista...

Com cerca de 30 anos de experiência o restaurante "Casa Pancada" situa-se na freguesia do...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.