PONTE DE VILELA

Arcos de Valdevez
Descrição
Imóvel de Interesse Público desde 1990, a Ponte de Vilela é igualmente simbólica das manifestações arquitetónicas deste tipo existentes no concelho.
Assegura ainda hoje a comunicação entre as freguesias de Vilela e Amorim, com uma estrutura característica de rampas de acesso e tabuleiro em cavalete assente em dois arcos, um deles quebrado, de tamanho desigual, e talha-mar prismático.
O parapeito é de cantaria aparelhada, estando o pavimento basal, de cariz irregular, assente diretamente sobre o fecho dos arcos.
De construção tipicamente românica, e embora não se saiba a data concreta da sua construção, aparece referenciado um topónimo “ponte” nas Inquirições de 1258, o que a poderá supor a sua existência já na primeira metade do século XIII.


Local: Arcos de Valdevez
Casa das Pedrosas

Casa das Pedrosas

Casa das Pedrosas (TH)Casa do Século XVIII, situada na freguesia de Guilhadeses, Arcos de...
Mais informação
Casas de São Martinho

Casas de São Martinho

RNET REG. Nº 5359Com uma história recente e no coração do Alto Minho, mais propriamente em Arcos...
Mais informação
Restaurante Cantinho do Abade

Restaurante Cantinho do Abade

Especialidade: Carne da Cachena | Bacalhau das LavradasTipo de Gastronomia: cozinha...
Mais informação
O Kibom

O Kibom

Serve além da tradicional gastronomia minhota pratos económicos baseados na gastronomia...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação