Ponte da Pedra

Matosinhos
Descrição
A datação da ponte remonta aos tempos do Império Romano, identificando-se a presença das características pedras “almofadadas” na sua base.
A ponte integrava a Via XVI do Itinerário Antonino, remontando ao século I ou II d.C. no troço que ligava o Porto (Cale) a Braga (Bracara Augusta). Esta estrada ligava as províncias romanas da Lusitania e da Callaecia, a partir de Lisboa (Olisipo), passando por cidades como Santarém (Scallabis) e Coimbra (Aeminium), até Braga.
A identificação de um marco miliário em S. Mamede de Infesta, dedicado ao Imperador Adriano (117 – 138 d.C.) atesta a antiguidade da via, que mantém, em alguns troços, a designação de “Estrada Velha”. Com a reformulação do traçado da estrada, em 1842, para suportar o aumento do tráfego, foi construída ao lado uma nova ponte. A ponte foi reconstruída no século XX.


Local: Matosinhos
O Paraíso de Folgosa

O Paraíso de Folgosa

Uma linda e bem mobilada moradia, inserida numa pequena quinta com pomar, onde poderá colher as...
Mais informação
Casa do Tronco

Casa do Tronco

RNAL Registo nº 7713/ALA CASA DO TRONCO, também conhecida por "CASA DO ARCO DO TRONCO ", datada...
Mais informação
Restaurante Infante Wine Bar

Restaurante Infante Wine Bar

Situado no Cais de Gaia, junto ao teleférico de Gaia, o Restaurante Infante Wine Bar destaca-se...
Mais informação
O Claudino

O Claudino

Abertos todos os dias encerra domingo ao jantar e segunda feira todo o diaRestaurante com espaço...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação