PONTE DA CARIDADE

Barcelos
Descrição
Situa-se na parte norte da freguesia de Cossourado, sobre o Ribeiro de Nevoinho. Esta travessia servia a antiga estrada real que ligava Braga a Viana do Castelo, passando desde Cervães até Balugães.

Apresenta uma solução em cavalete, tão ao gosto da engenharia de pontes medievais, com dois arcos, de tamanhos desiguais, sendo o esquerdo mais alto e largo. No encontro do arranque dos arcos existe um talha-mar voltado a montante, com contraforte a jusante.

O piso foi construído com capeamento por lajeado de granito desigual, apresentando em algumas pedras os sinais de desgaste pela passagem de rodados dos carros e carroças. Possui as guardas em granito originais e na parte voltada a montante existe um canal em pedra que serve para a condução de água de regadio.

As razões do seu nome prendem-se com o facto de ter sido mandada construir pela família Caridade, cuja casa não dista muito da ponte. Datará do século XVI ou XVII.

Local: Barcelos
CASA DE CAMPO DE RESELA

CASA DE CAMPO DE RESELA

RNET Nº 1491Na Quinta de Resela, localizada no coração do Minho, a escassos minutos das cidades...
Mais informação
Casa do Monte

Casa do Monte

A Casa do Monte está integrada no Turismo no Espaço Rural na qualidade de casa de campo....
Mais informação
Restaurante Bolívar

Restaurante Bolívar

Aqui pode deliciar-se com as entradas diversas, desde os Rojões, os Panadinhos de Porco ou o...
Mais informação
Restaurante M

Restaurante M

Restaurante acolhedor e moderno que se distingue pelos seus pratos tipicamente portugueses.
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação