PONTE DA CARIDADE

Barcelos
Descrição
Situa-se na parte norte da freguesia de Cossourado, sobre o Ribeiro de Nevoinho. Esta travessia servia a antiga estrada real que ligava Braga a Viana do Castelo, passando desde Cervães até Balugães.

Apresenta uma solução em cavalete, tão ao gosto da engenharia de pontes medievais, com dois arcos, de tamanhos desiguais, sendo o esquerdo mais alto e largo. No encontro do arranque dos arcos existe um talha-mar voltado a montante, com contraforte a jusante.

O piso foi construído com capeamento por lajeado de granito desigual, apresentando em algumas pedras os sinais de desgaste pela passagem de rodados dos carros e carroças. Possui as guardas em granito originais e na parte voltada a montante existe um canal em pedra que serve para a condução de água de regadio.

As razões do seu nome prendem-se com o facto de ter sido mandada construir pela família Caridade, cuja casa não dista muito da ponte. Datará do século XVI ou XVII.

Local: Barcelos
CASA DO FAIAL

CASA DO FAIAL

A Casa do Faial 127306/AL fica a poucos minutos do centro de Braga. Disponível com 5 quartos (4...
Mais informação
Naturena –Agroturismo

Naturena –Agroturismo

A Naturena é um espaço rural, oferece uma área de 4,5 hectares, que privilegia o bem estar...
Mais informação
Taberna Afonso

Taberna Afonso

A Taberna Afonso dispõe de umas excelentes instalações totalmente remodeladas ao dispor dos seus...
Mais informação
Restaurante Tropical

Restaurante Tropical

Localizado na Freguesia da Várzea, este restaurante dispõe de um conjunto variado de pratos à la...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação