Ponte Antiga de Sta. Leocádia / Sto. Adrião

Tabuaço
Descrição
Santa Leocádia é rica em vestígios arqueológicos, podendo referir-se a Ponte antiga de Sta. Leocádia / Sto. Adrião sobre o rio Tedo e que liga os concelhos de Tabuaço e Armamar, classificada como Imóvel de Interesse Público.

Ponte integrada na rede viária romana, servindo duas vias secundárias ou municipais (“viae vicinales”), entre Moimenta da Beira e Tabuaço e o rio Douro, que convergiam no local da ponte. Tem como data provável de construção o século II a. C. ou o século I a. C. Esta importante construção favoreceu, na época, a actividade comercial, facilitando a comunicação entre o litoral e o interior do território, assim como a deslocação de exércitos. Está situada num vale muito arborizado, com vegetação de castanheiros, carvalhos, oliveiras e encostas cultivadas de vinhas.

A sua estrutura é provida de dois arcos de volta perfeita, de idênticas dimensões, apoiados por talhamares na parte inferior da enjunta e apoiados em alicerces de afloramentos rochosos nas margens. O preenchimento lateral e superior dos arcos é feito por blocos de pedra aparelhada, regular, assentes sem argamassa. O pavimento é de lajes graníticas. Nos meados do século XX, o pavimento do tabuleiro foi coberto com tapete betuminoso. Em 1980, procedeu-se a um levantamento do tapete e à reposição do pavimento de calçada. Como medida de protecção fixou-se os limites de carga sobre a ponte.




Local: Tabuaço
QUINTA DA CABRIDA

QUINTA DA CABRIDA

Registo nº 68660/ALA Quinta da Cabrida situa-se na Região Demarcada do Douro, mais precisamente...
Mais informação
CASA DA RAPOSEIRA

CASA DA RAPOSEIRA

Registo Nº 1432/ALCom uma piscina exterior sazonal, a Casa da Raposeira, Douro Valley está...
Mais informação
Restaurante Cacho D´Oiro

Restaurante Cacho D´Oiro

É um dos restaurantes de referência da Régua, pela sua cozinha regional e aliando uma ementa...
Mais informação
Quinta do Pôpa

Quinta do Pôpa

Comprada em 2003, como Quinta do Vidiedo ", em 2008 mudou de nome para Quinta do Pôpa. Foi então...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação