Pelourinho de Várzea da Serra

Tarouca
Descrição
Num pequeno largo em frente do edifício que foi casa da câmara, ergue-se o pelourinho de Várzea da Serra.

A coluna pousa sobre dois degraus. Inicialmente eram três de forma muito arredondada, mas de expressão octogonal. Elevam-se a partir da base quadrada, em forma de simples cubo com os ângulos rebaixados superiormente, dando a forma oitavada ao fuste.

A coluna tem cerca de três metros de altura com faces lisas, tendo à altura de um terço uma gola que a circunda e onde provavelmente se situou, uma cinta em ferro já desaparecida.

Assenta diretamente no fuste, tabuleiro de forma quadrangular com remate em faces de dupla moldura. Ao centro do tabuleiro ergue-se peça paralelopídica cujos bordos se alteiam nos quatro ângulos. Da cava interior eleva-se esfera um pouco achatada. Numa das faces deste cubo desenha-se sulco fundo de contornos curvilíneos. No interior desta expressão existem as armas nacionais.

in: Pelourinhos do Distrito de Viseu, 1998

O Município de Tarouca convida-o a descobrir o Vale Varosa.

Local: Tarouca
CASA DA QUINTA DA BOAVISTA

CASA DA QUINTA DA BOAVISTA

Situada em Lamego, a Casa Da Quinta da Boavista apresenta acomodações com acesso Wi-Fi gratuito...
Mais informação
CASCATA DO VAROSA

CASCATA DO VAROSA

RNET Nº 5121Situado num bucólico território, recolhido como um tesouro a preservar, o...
Mais informação
Restaurante - Churrasqueira "Beirão"

Restaurante - Churrasqueira "Beirão"

Cozinha tradicionalEspecialidades: bacalhau à "beirão", rojões à casa, costeleta de novilho na...
Mais informação
Restaurante "O Padrinho"

Restaurante "O Padrinho"

O Restaurante "O Padrinho", prima pela qualidade dos seus pratos e serviços, tanto nos...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação