Pelourinho de Várzea da Serra

Tarouca
Descrição
Num pequeno largo em frente do edifício que foi casa da câmara, ergue-se o pelourinho de Várzea da Serra.

A coluna pousa sobre dois degraus. Inicialmente eram três de forma muito arredondada, mas de expressão octogonal. Elevam-se a partir da base quadrada, em forma de simples cubo com os ângulos rebaixados superiormente, dando a forma oitavada ao fuste.

A coluna tem cerca de três metros de altura com faces lisas, tendo à altura de um terço uma gola que a circunda e onde provavelmente se situou, uma cinta em ferro já desaparecida.

Assenta diretamente no fuste, tabuleiro de forma quadrangular com remate em faces de dupla moldura. Ao centro do tabuleiro ergue-se peça paralelopídica cujos bordos se alteiam nos quatro ângulos. Da cava interior eleva-se esfera um pouco achatada. Numa das faces deste cubo desenha-se sulco fundo de contornos curvilíneos. No interior desta expressão existem as armas nacionais.

in: Pelourinhos do Distrito de Viseu, 1998

O Município de Tarouca convida-o a descobrir o Vale Varosa.

Local: Tarouca
Hotel Rural Casa dos Viscondes da Várzea

Hotel Rural Casa dos Viscondes da Várzea

O Viscondes da Várzea é um hotel encantador situado numa mansão aristocrática de estilo rústico...
Mais informação
CASA "QUINTA DE FERREIROS"

CASA "QUINTA DE FERREIROS"

RNAL Reg. nº 21828/ALSituada em Lamego, a 4 km do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e a...
Mais informação
Restaurante "O Paraíso"

Restaurante "O Paraíso"

Com uma equipa de profissionais à sua disposição, no  "Restaurante Paraíso" pode degustar a...
Mais informação
Recanto dos Carvalhos

Recanto dos Carvalhos

Imaginou ser possível comer uma pizza Lavrador ou Capucha? No Recantos dos Carvalhos, na...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação